segunda-feira, 17 de maio de 2021

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Resenha crítica sobre parecer analítico sobre a BNCC- Ciências da Natureza elaborado por Jorge Megid Neto (Faculdade de Educação – UNICAMP)

Data de entrega: 13/05/2021

 

O parecer elaborado por Jorge Megid Neto (2017), traz trechos da BNCC, em específico sobre as Ciências da Natureza, descrevendo que o referido documento situa de maneira adequada a ciência e a tecnologia com viés ao favorecimento do desenvolvimento social e humano, mas que pode gerar conflitos na área socioambiental devido algumas “deficiências” ao olhar crítico do autor.

Uma das considerações feitas é uma crítica ao que é elencado pelo documento sobre a capacidade de se obter a “ideia de ciência”, e diz que a ciência vem com o objetivo de apreender a linguagem e os métodos da ciência e não como um letramento científico.

Na visão do autor, o letramento científico é visto como a capacidade de “compreender, interpretar e transformar o mundo”, mas defende que a ciência não é finalidade última do letramento e sim a capacidade de agir no e sobre o mundo.

Faço uma reflexão acerca da crítica feita pelo autor, pois considero que o letramento científico vai também ao encontro do desenvolvimento da capacidade de empregar o conhecimento científico para adquirir novos conhecimentos, assim como tirar conclusões baseadas em evidências e fenômenos científicos, bem como a capacidade investigativa preconizada na BNCC. Acredito que isso vem a favorecer o letramento científico, possibilitando que o aluno compreenda e tome decisões, agindo assim no e sobre o mundo numa perspectiva científica e social.

A BNCC também engaja aspectos da vida relativos às ciências, a valores, a tecnologia e ao meio ambiente. Acredito que deste modo, onde o aluno tem a possibilidade de realizar experiências com as discussões propostas pelo documento, terá condições de avaliar questões científicas relevantes em sua vida, para a comunidade ao qual está inserido e para a sociedade de uma forma geral e assim consiga posicionar-se de modo claro e consciente em relação a elas.

Concordo com o autor quando ele traz a crítica quanto a limitação e também quanto ao momento em que são abordadas determinadas habilidades. É perceptível que a BNCC não abarca todas as necessidades de uma formação completa do estudante, até por não contemplar em alguns anos habilidades que seriam importantes para a construção mais efetiva das aprendizagens, como por exemplo o uso de drogas e outras questões relacionadas à saúde que deveriam ser incorporadas em todos os anos.

 Isso nos remete as habilidades trazidas pelo Referencial Curricular Gaúcho que “tenta” preencher um pouco estas lacunas e auxiliar na proposta de aprendizagens mais significativas para os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário