segunda-feira, 7 de junho de 2021

 Saindo mais um podcast!!

Hoje é sobre o Ensino de Ciências e Biologia por Investigação!

 


 


sábado, 5 de junho de 2021

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Resenha crítica sobre a observação da palestra da professora Carolina Moretti

Data de entrega: 05/02/2021

 

Carolina Moretti é professora de ciências na rede pública municipal e estadual, sendo também professora da rede privada na área de inglês. Possui uma boa formação acadêmica incluindo graduação, especializações e mestrado.

A professora iniciou a palestra relatando como tornou-se professora e os percursos que percorreu para perceber que queria realmente exercer essa profissão, e nos conta que nunca quis ser professora por ver sua mãe sendo e estar sempre atarefada. Apesar de tudo isso, a partir de diversas experiências permitiu-se dar aula e então apaixonou-se pela docência.

A fala da professora Carolina é feita de uma forma contagiante, onde quem já é professor se enxerga em cada palavra que ela vai falando. Um dos pontos que me chamou muito atenção é quando ela traz em suas falas o seguinte: “ todo mundo acha que sabe o que é ser professor”, o que concordo plenamente, pois muitos banalizam a ação de ser docente e somente quando se é professor é que se sabe dos prazeres e desafios dessa profissão, das responsabilidades que precisamos ter tanto em sala de aula como nas atividades além deste momento.

Na verdade, não é qualquer pessoa que consegue ser professor, pois como fala a professora Carolina, “professor tem algo diferente, pois não é qualquer pessoa que consegue fazer o que o professor faz”, além disso para ser professora precisamos ter uma preparação pedagógica, didática e emocional, e envolver-se com todo esse processo em relação a escola e aos alunos.

Mais tarde, a professora também comenta sobre a frase “Você trabalha ou só dá aula? ”e o que parece é que a profissão de ser professor ainda é vista como um trabalho informal, que qualquer um pode fazer. Ser profissional de ensino na sociedade contemporânea não é tarefa fácil, temos a todo tempo que provar nosso valor e provar que a educação é o único meio pelo qual uma sociedade pode evoluir.

Outro ponto que foi mencionado é quanto a infraestrutura das escolas da rede pública e privada, sobre o público alvo e a diferença do capital cultural entre elas. O que mais chama a atenção além da infraestrutura que possui uma diferença muito grande, é a carga horária de períodos dedicados a disciplina de ciências, onde a escola privada tem o dobro de períodos em relação a escola pública, o que me leva a refletir sobre o porquê isso acontece.

Algo muito importante que fica dessa palestra e que devemos sempre reforçar e ter em mente é que por mais que tenhamos muitas atribuições, que por mais que a profissão não seja valorizada ou que os dias sejam difíceis, o professor jamais deve desistir, como a professor Carolina diz “Ensinar é saber insistir quando o outro te diz não”, isso é ter compromisso com a educação e honrar a profissão que escolheu. Como Paulo Freire diz:

“ ⁠É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo” (FREIRE,1992,s.p)

 

É preciso acreditar que somente a educação vai transformar as pessoas e essas pessoas irão transformar o mundo, a partir do respeito mútuo e da ação de não desistir.

 

Referência

FREIRE. P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992

sexta-feira, 4 de junho de 2021

.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria

 

PLANO DE AULA

MODELO HÍBRIDO DE ENSINO

AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS

Professores (bolsistas do PIBID):  Hermelinda Acuña Duarte e Mariana Lisbôa de Oliveira

Componente Curricular: Ciências da Natureza

Ano: 8º

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objeto de Conhecimento: Fontes e tipos de energia

 Habilidades:

(EF08CI03RS-4) Propor ações e hábitos que podem reduzir o consumo de energia elétrica;

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

Objetivos:

- Observar o consumo de energia através da conta de energia elétrica

- Compreender a importância do consumo consciente da energia elétrica;

- Construir ações que evitem o desperdício de energia elétrica.

- Interpretar os dados trazidos na conta de energia elétrica;

- Analisar o consumo de energia elétrica de diferentes eletrodomésticos

Tempo da aula**: 

2 aulas de 30min cada

Aula síncrona 1: 30 minutos

Data:

Metodologia: 

(2min) Para dar início a aula, as professoras farão uma breve apresentação, já que é o primeiro contato com a turma.

(15min) Feito isso será lançado para a turma o tema que será trabalhado na primeira aula, “Identificação do perfil de consumo de energia elétrica na comunidade”. Será lançado alguns questionamentos para os alunos responderem voluntariamente como: (as perguntas serão colocadas em slides)

- Você sabe quantos tipos de energia existe? Cite algumas e diga para que são utilizadas

- Quanto a energia elétrica, você e sua família utilizam de forma consciente?

- Caso sim, como vocês fazem isso?

- Acreditam que essas atitudes sejam eficientes para diminuir o consumo de energia da sua casa e contribua para a comunidade de uma forma geral?

Feito isso, será colocado um vídeo sobre energias renováveis e não renováveis (3min)

Após isso, será realizado uma breve explicação sobre como podemos desenvolver hábitos saudáveis no consumo de energia elétrica em nosso dia a dia, será falado que a economia de energia elétrica não se dá apenas quando escolhemos equipamentos elétricos. Logo, muito do que pode ser reduzido no consumo de energia elétrica em nossas atividades diárias está relacionada com a forma como lidamos com este bem tão importante.

(10 min) Utilizando a ferramenta digital Padlet, será lançado a seguinte pergunta para que juntos possamos construir as respostas para que o grande grupo possa ver: (caso os alunos não contribuam, as professores irão fazer algumas contribuições)

“- O que vocês acham que pode influenciar na redução do consumo de energia elétrica?”

Para finalizar iremos ler algumas respostas e conversar sobre as indicações feitas.

 

Será salvo as contribuições e enviadas para os alunos terem como registro.

Para a próxima aula os alunos deverão pesquisar quais hábitos são importantes para reduzir, evitar o desperdício e o aumento do consumo da energia elétrica. Será solicitado para que eles tenham em mãos uma conta de energia elétrica da sua residência.

Aula assíncrona 2: 30 minutos

Data:

Metodologia:

Começaremos a aula fazendo uma interação com os alunos para relembrar o conteúdo da última aula. Para isso utilizaremos o print da interação feita na última aula com a ferramenta padlet. Esta atividade é para analisarmos juntos os comentários deixados pelos alunos, para isto dedicaremos 5 minutos.

Após isso vamos trabalhar com a conta de energia elétrica, onde será explicado para os alunos o significado das cores das bandeiras (vermelha, amarela e verde). Será explicado como é feito o cálculo de consumo da energia elétrica, e a distribuição das tarifa e encargos. Trabalharemos também o uso dos eletrodomésticos e o significado e objetivo do selo PROCEL. Para estas atividades dedicaremos 20 minutos. Para apresentarmos estás partes da conta de luz utilizaremos slides para o melhor acompanhamento e visualização dos alunos. Para finalizar a aula utilizaremos o aplicativo Kahoot com um jogo de perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo que foi estudado. Serão dedicados 5 minutos para o jogo.

Perguntas do jogo:

Para estas três perguntas as opções de respostas serão as mesmas.

  • O que significa a bandeira amarela?
  • O que significa a Bandeira Vermelha
  • O que significa a bandeira verde?

1- Condições favoráveis para a geração de energia, não há acréscimo na tarifa de cobrança.

2- Condições menos favoráveis para a geração da energia elétrica, acréscimo de 1,50 R$ para cada 100kW/h

3-Condições menos favoráveis e mais custosas para a geração da energia elétrica, acréscimo de 3,00 R$ para cada 100 kW/h.

    Em que consistem os três custos da tarifa?

a- Tributos de distribuição e compra de energia, transmissão de energia, encargos setoriais. 

b- Tributos, serviços, transmissão de energia.

 

Para finalizar, como tarefa os alunos deverão elaborar um informativo com orientações para conscientizar seus familiares e a comunidade para o uso inteligente da energia elétrica. Esse informativo deve ser entregue através do Classroom ou na devolutiva junto com o material impresso.

Aula assíncrona – Google Classroom:

Para a aula do Google Classroom será disponibilizado para os alunos o material de estudo das duas primeiras aulas, as mesmas aulas do material impresso. No primeiro momento os alunos vão realizar a leitura dos conteúdos disponíveis. Após a leitura dos conteúdos os alunos vão realizar a atividade com as questões, após isso vão escrever um informativo de conscientização à cidadania sobre o uso consciente da energia elétrica. Também estarão disponíveis um jogo do ludo educativo, e outro no Kahoot com questões relacionadas ao conteúdo estudado, para os educandos terem acesso aos jogos vão utilizar as senhas que estarão presente no sistema, estas atividades serão apenas atividades complementares para os alunos poderem relembrar o conteúdo de uma forma mais divertida. Cabe lembrar que no sistema será postado as orientações para cada atividade.


Aula assíncrona – meio impresso:

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BERNARDINA RODRIGUES PADILHA   ALUNO/A:______________________________________________________________   PROFESSOR/A: Thainá, Hermelinda Acuña Duarte e Mariana Lisbôa de Oliveira  TURMA: 

DISCIPLINA: Ciências MÊS: Junho 2021 Nº Pg: 2 

Objeto de Conhecimento: Fontes e tipos de energia

Habilidades: (EF08CI03RS-4) Propor ações e hábitos que podem reduzir o consumo de energia elétrica; (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

 

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais que usamos para realizar trabalho, ou seja, tudo que envolve crescimento, movimento e produção. Elas são separadas em fontes de energia renováveis e não-renováveis

Renováveis: são fontes de energia que se repõem naturalmente, mas cuidado, isso não significa que são inesgotáveis, mas se renovam naturalmente com o passar do tempo e causam pouco impacto para o meio ambiente. Entre elas está a energia Eólica, que transforma a força dos ventos em energia, a energia hidrelétrica, gerada através do fluxo da água, como nas barragens, a Solar, onde através do painéis solares transforma os raios solares e energia, a Geotérmica, que é obtida através do calor que vem do interior da Terra em áreas com atividades vulcânicas, a Maremotriz, a qual aproveita o movimento das ondas oceânicas e através de turbinas gera energia elétrica, a Biomassa, onde gera energia através de elementos vivos como as plantas, resíduos agrícolas, excrementos de animais, e um exemplo disso é a o etanol proveniente da cana de açúcar.

Não-renováveis: Quando essas energias se esgotam, elas não podem ser regeneradas e seu uso é altamente poluente para o meio ambiente. Elas utilizam os combustíveis fósseis onde decomposição de vários organismos soterrados liberam alto índice de carbono usados para alimentar a combustão. Dentre elas temos o carvão mineral, o gás natural e o petróleo. E a energia Nuclear, a qual é liberada quando acontece uma reação nuclear, isso acontece quando o núcleo de determinados átomos se quebra provocando uma divisão, esse núcleo não retorna mais ao seu estado original. Essa energia é altamente radioativa, nociva para a saúde e pode causar a explosão das usinas nucleares.

Em nossas casas, no comércio, e nossa escola e em muitos outros lugares, utilizamos muito a energia elétrica, a qual é proveniente de muitas fontes citadas no texto como energia eólica, hidrelétrica, solar, etc. Precisamos estar atentos para o consumo excessivo desta energia, pois além de pagarmos um alto custo por ela, acabamos por usar fonte que podem impactar em nosso meio ambiente. Logo, muito do que pode ser reduzido no consumo de energia elétrica em nossas atividades diárias está relacionada com a forma como lidamos com este bem tão importante, como a escolha dos equipamentos e eletrodomésticos, o tempo e o tempo em que usamos eles.

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BERNARDINA RODRIGUES PADILHA   ALUNO/A:______________________________________________________________   PROFESSOR/A: Thainá Pires, Hermelinda Acuña Duarte e Mariana Lisbôa de Oliveira  TURMA: 

DISCIPLINA: Ciências MÊS: Junho 2021 Nº Pg: 2 

Agora que você ficou sabendo um pouco sobre os tipos de fonte de energia, vamos responder algumas questões:

- Você sabe quantas fontes de energia existem? Cite algumas e diga para que são utilizadas

- Quanto a energia elétrica, você e sua família utilizam de forma

consciente? Como vocês fazem isso? (cite exemplos)

- Acreditam que essas atitudes sejam eficientes para diminuir o consumo de energia da sua casa e contribua para a comunidade de uma forma geral? Por quê?

- Qual equipamento elétrico você acha que consome mais energia em sua casa? Por quê?

- O que vocês acham que pode ajudar na redução do consumo de energia elétrica?

Entendendo as Bandeiras Tarifárias...

As bandeiras tarifárias são como semáforos, elas funcionam como avisos para sua conta de luz. Existem três cores de bandeiras tarifárias (amarela, verde, vermelho) e cada cor dá um aviso diferente. A bandeira verde significa que as condições de geração da energia são favoráveis, de modo que não haverá aumento na tarifa de cobrança, já a bandeira amarela é um sinal de aviso, onde está  alertando de que as condições de geração de energia não são muito favoráveis por tanto haverá um aumento mínimo de 1,50 R$ na cobrança da tarifa, e a bandeira vermelha já é um sinal de alerta um pouco mais preocupante, pois ele está avisando que a cobrança da tarifa de luz terá o aumento mínimo de 3,OO R$ por kW/h.

 

Com base no texto lido, escolha a resposta correta para cada questão.

Para nossa próxima atividade, pegue uma conta de luz da sua residência e analise os seguintes dados e responda:

  • Qual o nome da empresa que fornece energia para sua casa?

 

Você sabe o que são as bandeiras tarifárias?

- O que significa a bandeira amarela?

1- condições favoráveis para a geração de energia, não há acréscimo na tarifa de cobrança.

2- Condições menos favoráveis para a geração da energia elétrica, acréscimo de 1,50 R$ para cada 100kW/h

3-Condições menos favoráveis e mais custosas para a geração da energia elétrica, acréscimo de 3,00 R$ para cada 100 kW/h.

  • O que significa a Bandeira Vermelha

1- condições favoráveis para a geração de energia, não há acréscimo na tarifa de cobrança.

2- Condições menos favoráveis para a geração da energia elétrica, acréscimo de 1,50 R$ para cada 100kW/h

3-Condições menos favoráveis e mais custosas para a geração da energia elétrica, acréscimo de 3,00 R$ para cada 100 kW/h.

  • O que significa a bandeira verde?
  • 1- condições favoráveis para a geração de energia, não há acréscimo na tarifa de cobrança.
  • 2- Condições menos favoráveis para a geração da energia elétrica, acréscimo de 1,50 R$ para cada 100kW/h
  • 3-Condições menos favoráveis e mais custosas para a geração da energia elétrica, acréscimo de 3,00 R$ para cada 100 kW/h.

Agora que você já compreendeu o que devemos fazer para termos um consumo inteligente da energia elétrica, faço um informativo para conscientizar seus familiares e as pessoas da sua comunidade para que também usem de forma adequada a energia elétrica.

 

Avaliação*:

Os alunos serão avaliados de acordo com suas respostas em relação às questões das atividades que serão passadas em relação a sua dedicação na hora de responder às questões. Também será avaliado a interação dos alunos que conseguirem participar nas aulas síncronas na hora de realizar as atividades interativas.


 

Referências:

 Imagens retiradas de: 

BEZERRA, Juliana. Toda Matéria. Fontes de Energia. Disponível em:  https://www.todamateria.com.br/fontes-de-energia/. Acesso em 30 de Abr. de 2021.

UFSC, sustentável. Campanha de redução no consumo de energia elétrica. Disponível em:https://ufscsustentavel.ufsc.br/2016/03/30/campanha-de-reducao-no-consumo-de-energia-eletrica/. Acesso em 01 de Mar. De 2021.