INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Texto de comparação entre os PPPs das escolas Bernardina e Juventina
Data de entrega: 19/12/2020
Com base na leitura sobre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) da escola técnica estadual Bernardina Rodrigues Padilha e da escola municipal de ensino fundamental Juventina Morena de Oliveira, percebe-se que ambas estão situadas em regiões periféricas da cidade de Vacaria/RS, nas quais é descrito em seus PPPs que sua clientela é formada por estudantes do próprio bairro e de alguns próximos, onde muitos vivem em situação de vulnerabilidade social e convivem com a presença do tráfico e uso de drogas, violência e a falta de segurança.
De um modo geral, as duas escolas buscam em sua filosofia a formação de um indivíduo pensante, solidário, ético e justo, possibilitando a ele acesso ao conhecimento e o utilizando para resolver situações problemas com criatividade, sendo crítico participativo, responsável e transformador da realidade. Quanto a missão e a visão, a escola Juventina busca proporcionar o acesso à ciência com vistas à socialização e torna-se uma instituição de excelência no ensino e na construção da cidadania. Na escola Bernardina, sua missão e visão são voltadas para a inclusão de todos no processo educacional, defendendo os direitos individuais e coletivos, minimizando as dificuldades encontradas na busca de uma aprendizagem qualificada, proporcionando assim um desenvolvimento social, ético e responsável.
As escolas possuem objetivos para o futuro, buscando ampliar a participação da comunidade e sanar suas dificuldades visando o desenvolvimento do aluno com vista ao ingresso qualificado na sociedade.
Percebe-se que as duas escolas apontam em seus PPPs dificuldades quanto a participação dos pais, a infrequência, repetência dos estudantes e a falta de segurança. Apontamentos feitos pela escola Juventina, coloca que algumas das dificuldades também são a falta de infraestrutura na escola e de uma rotina de estudos em casa. Já na escola Bernardina são relatadas dificuldades quanto a realidade dos estudantes, a qual é muito preocupante diante de todas as situações que são vivenciadas por eles e quanto as taxas do IDEB.
A escola Bernardina possui um amplo laboratório de ciências e diversos outros laboratórios, enquanto a escola Juventina ainda não os tem. Outro aspecto importante a destacar, é de que a escola Bernardina desenvolve muitos programas com o objetivo de qualificar seus alunos, ampliar a permanência dos mesmos na escola fortalecendo hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania dos alunos.
O que se percebe é que são escolas com uma realidade muito semelhante, mas com possibilidades diferenciadas, pois a escola Bernardina nos dá muitas opções para serem trabalhadas e possui muitos e diversificados programas para seus alunos, enquanto a escola Juventina apresenta bastante defasagem quanto a isso.