sábado, 19 de dezembro de 2020

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Texto de comparação entre os PPPs das escolas Bernardina e Juventina

Data de entrega: 19/12/2020

Com base na leitura sobre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) da escola técnica estadual Bernardina Rodrigues Padilha e da escola municipal de ensino fundamental Juventina Morena de Oliveira, percebe-se que ambas estão situadas em regiões periféricas da cidade de Vacaria/RS, nas quais é descrito em seus PPPs que sua clientela é formada por estudantes do próprio bairro e de alguns próximos, onde muitos vivem em situação de vulnerabilidade social e convivem com a presença do tráfico e uso de drogas, violência e a falta de segurança.

De um modo geral, as duas escolas buscam em sua filosofia a formação de um indivíduo pensante, solidário, ético e justo, possibilitando a ele acesso ao conhecimento e o utilizando para resolver situações problemas com criatividade, sendo crítico participativo, responsável e transformador da realidade. Quanto a missão e a visão, a escola Juventina busca proporcionar o acesso à ciência com vistas à socialização e torna-se uma instituição de excelência no ensino e na construção da cidadania. Na escola Bernardina, sua missão e visão são voltadas para a inclusão de todos no processo educacional, defendendo os direitos individuais e coletivos, minimizando as dificuldades encontradas na busca de uma aprendizagem qualificada, proporcionando assim um desenvolvimento social, ético e responsável.

As escolas possuem objetivos para o futuro, buscando ampliar a participação da comunidade e sanar suas dificuldades visando o desenvolvimento do aluno com vista ao ingresso qualificado na sociedade.

Percebe-se que as duas escolas apontam em seus PPPs dificuldades quanto a participação dos pais, a infrequência, repetência dos estudantes e a falta de segurança. Apontamentos feitos pela escola Juventina, coloca que algumas das dificuldades também são a falta de infraestrutura na escola e de uma rotina de estudos em casa. Já na escola Bernardina são relatadas dificuldades quanto a realidade dos estudantes, a qual é muito preocupante diante de todas as situações que são vivenciadas por eles e quanto as taxas do IDEB.

A escola Bernardina possui um amplo laboratório de ciências e diversos outros laboratórios, enquanto a escola Juventina ainda não os tem. Outro aspecto importante a destacar, é de que a escola Bernardina desenvolve muitos programas com o objetivo de qualificar seus alunos, ampliar a permanência dos mesmos na escola fortalecendo hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania dos alunos.

O que se percebe é que são escolas com uma realidade muito semelhante, mas com possibilidades diferenciadas, pois a escola Bernardina nos dá muitas opções para serem trabalhadas e possui muitos e diversificados programas para seus alunos, enquanto a escola Juventina apresenta bastante defasagem quanto a isso.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Questões para análise do PPP da Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha

Data de entrega: 11/12/2020

 

 

QUESTÕES PARA ANÁLISE DO PPP

 Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha

 

1.      Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:

a)      Missão, Visão e Filosofia da escola;

Percebe-se que a escola tem como missão incluir todos no processo educacional, defendendo os direitos individuais e coletivos e minimizar as dificuldades encontradas na busca de uma aprendizagem qualificada, proporcionando aos educandos seu desenvolvimento social, ético e responsável.

Pelo que se percebe a escola tem uma visão voltada a proporcionar um bom desenvolvimento para seus alunos e envolver a comunidade escolar para o fortalecimento das ações desenvolvidas na escola. Todos têm seu papel no processo, com seus deveres e responsabilidades bem definidos.

A escola busca proporcionar muitos programas de aprendizagem, qualificação e o bem-estar de seus educandos.

A escola tem como filosofia formar um ser pensante que analise o contexto e ressignifique, utilizando-se do conhecimento adquirido na escola para resolver situações sendo criativo, crítico, participativo, responsável e transformador da realidade observando-se mudanças. 

 

b)     Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;

A escola fica situada em uma região periférica do município de Vacaria e sua clientela é formada por estudantes do próprio bairro em que a escola está localizada e alguns bairros próximos.

Muitos dos estudantes estão em situação de vulnerabilidade social e uma das grandes dificuldades é a presença do tráfico de drogas, violência sexual e doméstica, dependência química dos pais e um elevado número de gravidez na adolescência.

 

c)      Dificuldades da escola apontadas no documento;

As dificuldades apontadas são quanto à realidade dos estudantes, o que é muito preocupante diante de todas as situações que são vivenciadas por eles.

Outra preocupação é quanto ao IDEB, pois a taxa de reprovação e abandono escolar é alta.

 

d)     Objetivos da escola para o futuro;

Ampliar a participação da comunidade escolar e socializar os pressupostos que embasam os conteúdos curriculares. Fundamentar as políticas e estratégias de ação a serem trabalhadas em sua implementação; criar uma linha uniforme de ação dando continuidade aos programas educacionais propostos, buscando uma melhoria na qualidade de ensino em todos os níveis, visando o comprometimento de todos na aplicação do Projeto Pedagógico.

 

e)      Estrutura física – espaço de laboratório de ciências.

A escola possui um laboratório de ciências naturais, o qual é amplo e possui muitos materiais e instrumentos para fortalecer ainda mais a aprendizagem dos alunos, permitindo a observação, experimentação, comparação, organização de informações por diversos meios, investigação e pesquisa.