terça-feira, 15 de dezembro de 2020

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Questões para análise do PPP da Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha

Data de entrega: 11/12/2020

 

 

QUESTÕES PARA ANÁLISE DO PPP

 Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha

 

1.      Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:

a)      Missão, Visão e Filosofia da escola;

Percebe-se que a escola tem como missão incluir todos no processo educacional, defendendo os direitos individuais e coletivos e minimizar as dificuldades encontradas na busca de uma aprendizagem qualificada, proporcionando aos educandos seu desenvolvimento social, ético e responsável.

Pelo que se percebe a escola tem uma visão voltada a proporcionar um bom desenvolvimento para seus alunos e envolver a comunidade escolar para o fortalecimento das ações desenvolvidas na escola. Todos têm seu papel no processo, com seus deveres e responsabilidades bem definidos.

A escola busca proporcionar muitos programas de aprendizagem, qualificação e o bem-estar de seus educandos.

A escola tem como filosofia formar um ser pensante que analise o contexto e ressignifique, utilizando-se do conhecimento adquirido na escola para resolver situações sendo criativo, crítico, participativo, responsável e transformador da realidade observando-se mudanças. 

 

b)     Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;

A escola fica situada em uma região periférica do município de Vacaria e sua clientela é formada por estudantes do próprio bairro em que a escola está localizada e alguns bairros próximos.

Muitos dos estudantes estão em situação de vulnerabilidade social e uma das grandes dificuldades é a presença do tráfico de drogas, violência sexual e doméstica, dependência química dos pais e um elevado número de gravidez na adolescência.

 

c)      Dificuldades da escola apontadas no documento;

As dificuldades apontadas são quanto à realidade dos estudantes, o que é muito preocupante diante de todas as situações que são vivenciadas por eles.

Outra preocupação é quanto ao IDEB, pois a taxa de reprovação e abandono escolar é alta.

 

d)     Objetivos da escola para o futuro;

Ampliar a participação da comunidade escolar e socializar os pressupostos que embasam os conteúdos curriculares. Fundamentar as políticas e estratégias de ação a serem trabalhadas em sua implementação; criar uma linha uniforme de ação dando continuidade aos programas educacionais propostos, buscando uma melhoria na qualidade de ensino em todos os níveis, visando o comprometimento de todos na aplicação do Projeto Pedagógico.

 

e)      Estrutura física – espaço de laboratório de ciências.

A escola possui um laboratório de ciências naturais, o qual é amplo e possui muitos materiais e instrumentos para fortalecer ainda mais a aprendizagem dos alunos, permitindo a observação, experimentação, comparação, organização de informações por diversos meios, investigação e pesquisa.

Um comentário: