INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Questões para análise do PPP da Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha
Data de entrega: 11/12/2020
QUESTÕES PARA ANÁLISE DO PPP
Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha
1. Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:
a) Missão, Visão e Filosofia da escola;
Percebe-se que a escola tem como missão incluir todos no processo educacional, defendendo os direitos individuais e coletivos e minimizar as dificuldades encontradas na busca de uma aprendizagem qualificada, proporcionando aos educandos seu desenvolvimento social, ético e responsável.
Pelo que se percebe a escola tem uma visão voltada a proporcionar um bom desenvolvimento para seus alunos e envolver a comunidade escolar para o fortalecimento das ações desenvolvidas na escola. Todos têm seu papel no processo, com seus deveres e responsabilidades bem definidos.
A escola busca proporcionar muitos programas de aprendizagem, qualificação e o bem-estar de seus educandos.
A escola tem como filosofia formar um ser pensante que analise o contexto e ressignifique, utilizando-se do conhecimento adquirido na escola para resolver situações sendo criativo, crítico, participativo, responsável e transformador da realidade observando-se mudanças.
b) Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;
A escola fica situada em uma região periférica do município de Vacaria e sua clientela é formada por estudantes do próprio bairro em que a escola está localizada e alguns bairros próximos.
Muitos dos estudantes estão em situação de vulnerabilidade social e uma das grandes dificuldades é a presença do tráfico de drogas, violência sexual e doméstica, dependência química dos pais e um elevado número de gravidez na adolescência.
c) Dificuldades da escola apontadas no documento;
As dificuldades apontadas são quanto à realidade dos estudantes, o que é muito preocupante diante de todas as situações que são vivenciadas por eles.
Outra preocupação é quanto ao IDEB, pois a taxa de reprovação e abandono escolar é alta.
d) Objetivos da escola para o futuro;
Ampliar a participação da comunidade escolar e socializar os pressupostos que embasam os conteúdos curriculares. Fundamentar as políticas e estratégias de ação a serem trabalhadas em sua implementação; criar uma linha uniforme de ação dando continuidade aos programas educacionais propostos, buscando uma melhoria na qualidade de ensino em todos os níveis, visando o comprometimento de todos na aplicação do Projeto Pedagógico.
e) Estrutura física – espaço de laboratório de ciências.
A escola possui um laboratório de ciências naturais, o qual é amplo e possui muitos materiais e instrumentos para fortalecer ainda mais a aprendizagem dos alunos, permitindo a observação, experimentação, comparação, organização de informações por diversos meios, investigação e pesquisa.
Bom trabalho Mariana!!!
ResponderExcluirParabéns!!
Att
Prof. Carolina Moretti