INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema
da atividade: Resenha do texto “Projeto
Político Pedagógico e Educação Ambiental” de autoria da profª Carolina Moretti Berto
Data de entrega: 26/11/2020
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PPPs DAS ESCOLAS
Com a leitura do texto “Projeto Político Pedagógico e Educação Ambiental” da profª Carolina Moretti Berto, é possível perceber que a identidade da escola está contemplada no Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada instituição. Neste documento, estão descritas a intencionalidade, proposta pedagógica, desafios e estratégias na busca de um bom trabalho pedagógico e gestão da escola. É importante salientar que para a construção de um PPP efetivo e de qualidade, deve ser considerado a contribuição de todos os envolvidos na escola, bem como a comunidade escolar, sempre levando em consideração o contexto em que esta está inserida e podendo ser modificado e atualizado sempre que necessário.
Neste estudo, é enfatizado a importância da elaboração de um PPP de qualidade que busque uma transformação social e que promova um bom desenvolvimento para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, porém percebe-se que nos PPPs das escolas estudadas, não é enfatizado, ou pouco mencionado sobre Educação Ambiental, tema este que deve estar vinculado ao processo formativo do indivíduo, visto que é relatado que muitas vezes esse conhecimento não vem de casa e acaba por ser de responsabilidade da escola esse desenvolvimento.
Há de se pensar que, se o PPP é um projeto, antes de mais nada político, ele deve ter sua filosofia e práticas voltadas ao desenvolvimento e formação social do indivíduo, como pode não estar inserido ações voltadas para a promoção de uma educação ambientalmente sustentável ainda mais nos dias atuais? Somos todos seres políticos e atuantes na sociedade e esse tema deve ser mais fundamentado na elaboração deste documento tão importante que orienta as ações da escola, pois a educação ambiental é em si uma educação política.
Nesse sentido, é imprescindível que as escolas reavaliem e façam as adequações necessárias para que esse tema seja contemplado em suas ações, não só em datas comemorativas, mas sim como algo que deve estar cotidianamente sendo desenvolvido com os alunos independentemente da disciplina ou conteúdos estudos. Com isso, espera-se que as escolas estejam comprometidas e promovam o desenvolvimento integral do aluno como um ser social.
Bom trabalho!
ResponderExcluirAtt
Carolina Moretti