sábado, 20 de março de 2021

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: O Uso das Tecnologias digitais

Data de entrega: 17/03/2021

 

 

Artigo 1: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. 

 

QUESTÕES :

1. Explique o conceito de Educomunicação.

 A educomunicação utiliza de recursos tecnológicos, visando novas ferramentas para a promoção da aprendizagem, ela faz a referência da mídia estar associada as práticas educativas que visam o desenvolvimento, saindo da mesmice das tradicionais aulas e transformando-as em algo mais dinâmico e por consequência, motivacional.

2. Por que devemos utilizar as mídias digitais em educação? Quais são as principais vantagens?

As mídias digitais são essenciais para desenvolver cidadãos críticos e ativos. Precisamos acompanhar a evolução tecnológica, a qual proporciona a disseminação do conhecimento, possibilita a elaboração de softwares para auxiliar nas atividades intelectuais, cria um vínculo entre o mundo digital no qual os alunos já estão inseridos com o meio acadêmico e evita os analfabetos tecnológicos.

Estimula a autonomia intelectual do aluno com processos mais interativos e construtivos de aprendizagem, possibilitando também a análise e interpretação de informações

 

3. O artigo menciona alguma desvantagem de usar as mídias digitais na educação? Se sim, quais?

Sim, a desigualdade provocada por aqueles que não tem acesso à tecnologia e a forma como isso irá acontecer, pois de nada adianta ter computadores para meras aulas expositivas

 

4. Segundo o artigo, quais os maiores desafios para a utilização das tecnologias na educação?

A falta de conhecimento e treinamento sobre as mídias digitais. Muitos não sabem para que elas servem, como podem ser utilizadas ou quais mídias usar.

 

5. Contextualize a expressão “nativos digitais”, e correlacione com sua futura/atual atuação como professor.

“Nativos digitais” são aqueles indivíduos que nasceram na era tecnológica e possuem uma maior familiarização com as ferramentas tecnológicas como computadores e os recursos da internet e que no meu ponto de vista estão à frente de muitos de nós professores. Por isso a importância de nos capacitarmos, nos libertarmos de certos paradigmas ultrapassados e utilizarmos dessas ferramentas para enriquecer nosso trabalho pedagógico, proporcionando assim uma aprendizagem de maior qualidade e mais significativa para nossos alunos.

 

6. Qual sua opinião sobre a utilização das tecnologias digitais na escola? Aponte vantagens, desvantagens e dificuldades, e como você utilizaria estes recursos em sua prática pedagógica.

As tecnologias digitais estão disponíveis para todos, e com isso pode ser usado de qualquer forma, por qualquer pessoa. A questão é o seu bom uso ou não, por isso acredito muito que é preciso reforçar a capacitação para os professores atuarem com elas, pois na sua maioria, tiveram uma formação pedagógica em que elas não foram inseridas.

Precisamos ter consciência da sua utilização e do seu potencial de transformação no processo de aprendizagem, pois as possibilidades para realizar um bom trabalho com essas tecnologias são infinitas, mas precisam ser conhecidas por todos. A desvantagem é não saber como trabalhar adequadamente com essas ferramentas, tornando-a superficial.

Em minha prática pedagógica usaria essa tecnologia nas aulas sempre que fosse possível, pois acredito que estas ferramentas  incentivam muito a autonomia na aprendizagem dos estudantes, incentivando a pesquisa, estimulando a busca por conhecimentos, além de tornar as aulas mais dinâmicas e interessante para os alunos.

 

Artigo 2: Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação.

 

QUESTÕES

1.      De acordo com o artigo, como a utilização das TDICs podem aumentar o interesse dos estudantes pela escola?

Trazendo para dentro da sala de aula a ferramenta tecnológica, ensinando os alunos a usarem esse recurso de uma forma em que possa estar contribuindo para o fortalecimento de suas aprendizagens, já que esses estudantes já nasceram inseridos no mundo digital e seria um retrocesso querer continuar numa metodologia tradicional, sabendo-se que a internet move o mundo nos dias atuais.

 

2.      Explique o que são metodologias ativas.

As metodologias ativas possibilitam que o aluno seja o autor de sua própria aprendizagem, sendo mais participativo na construção da mesma, estimulando a apropriação, a produção do conhecimento e a análise de problemas. São um conjunto de atividades organizadas voltadas para a prática educativa. Dentre as metodologias mais conhecidas estão o ensino híbrido, sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a gamificação.

3.      Explique o que é gamificação.

 

É a utilização do sistema de jogos em atividades fora do seu contexto, utilizando de games para construir estratégias para resolver problemas, motivar ações e assim promover aprendizagens, visto que são ferramentas que chamam bastante a atenção dos estudantes já que é a dinâmica do jogo e não somente o tema que os tornam interessantes e divertidos.

                                                                                                                                 

4.      Quais são os pontos favoráveis apresentados no artigo pela utilização de dispositivos móveis em sala de aula?

 

O uso dos dispositivos móveis propicia aos estudantes a troca de ideias e o acesso a diferentes informações e favorece tanto a compreensão quanto à reorganização dos conteúdos, resultando na associação dos conhecimentos anteriormente absorvidos pelos estudantes.

O seu uso abrange possibilidade de que com a utilização do celular é possível tirar fotos, produzir montagens, fazer anotações, gravar áudio, além da variedade de aplicativos que podem auxiliar na compreensão dos conteúdos, tornando a aula mais cativante para o aluno e até mesmo para o professor.

 

5.      Qual a sua opinião sobre a utilização dos celulares em sala de aula? Aponte vantagens, desvantagens e desafios.

 

O uso dos celulares em sala de aula deve ser algo bem pensado e elaborado de uma forma que não venha a ser usado apenas para apresentar conteúdos, mas sim com formas de interação e apropriação de conhecimentos.

Se não for bem planejado o uso de celulares na sala de aula, estes podem acabar por somente distrair os alunos e os levarem para mais longe do objetivo que se pretende alcançar, empobrecendo o ato educativo. Faz-se necessário um professor bem capacitado e apto a trabalhar com essa ferramenta em sala de aula.

É importante lembrar que a nova geração de estudantes já nasceu em um mundo tecnológico e se apropriaram desses aparelhos desde muito pequenos, então é preciso trazer essa tecnologia para dentro da escola e isso também incentiva os alunos e os aproxima das aprendizagens pretendidas, proporcionando uma maneira mais prazerosa de aprender. A desvantagem está em não saber utilizar essa ferramenta e o ensino enfraquecer ou por medo de não saber como e o que fazer e deixar de aproveitá-la para fortalecer o trabalho pedagógico.

 

Referências:

BITTENCOURT , Priscilla Aparecida Santana. ALBINO, João Pedro. O Uso Das Tecnologias Digitais Na Educação Do Século XXI. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.1, p. 205-214. 2017

 

ALMEIDA, Felipe Gustavo Vieira de et al . INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação. Porto Alegre, v.23, n.2, maio./ago. 2020.

sábado, 13 de março de 2021

 

 


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Proposta de atividade – Eixo Terra e Universo para Feira de Ciências

 

Data de entrega: 13/03/2021

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE

 

Instituição de ensino:

Componente curricular: Ciências da Natureza

Ano: 8º ano

Professore(a)s/Acadêmico(a)s: Mariana Lisbôa de Oliveira

Assunto:

Eixo Terra e Universo - Sistema Sol, Terra, Lua e Clima

Objetivo(s):

- Perceber o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios;

- Relacionar as estações do ano ao eixo de inclinação da Terra;

- Descrever e ilustrar o movimento da Terra em torno de si mesmo e o seu movimento em torno do Sol destacando a posição do eixo da Terra durante o movimento.

- Construir hipóteses referentes a diferença de estações do ano nos dois hemisférios;

- Desenvolver o espírito de cooperação e participação nos trabalhos em grupo;

- Avaliar o seu desempenho individual e coletivo.

Habilidade(s) da BNCC:

 (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Conteúdo(s):

- Os fenômenos relacionados à rotação e translação da Terra;

- Como acontecem as estações do ano;

- Hemisférios Sul e Norte;

- Diferenças climáticas.

 

Metodologia:

Obs.: Os alunos já devem ter compreendido os movimentos da Terra com relação aos fenômenos do solstício e do equinócio.

Aula 1

Nesta aula, os alunos irão relacionar as estações do ano à inclinação do eixo de rotação da Terra e perceber o motivo das diferentes estações que ocorrem no ano nos dois hemisférios.

 

Tempo: 20 min

No início da aula será apresentado o tema para os alunos: “hoje iremos descobrir os motivos das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios”

Será feito um semicírculo com os alunos e utilizando o projetor, será mostrado uma simulação de conversa entre duas amigas no aplicativo de WhatsApp: (caso a escola não tenha projetor, o material será impresso e entregue aos alunos)

 

Dia da conversa: 15 de dezembro

Franciele: ” - Olá Amiga, estou passando para te desejar um feliz aniversário e dizer para aproveitar muito esse verão do Brasil, pois aqui nos Estados Unidos, mesmo morando bem no centro do país estou congelando, ontem até nevou por aqui”

Luciana: “- Amiga querida, muito obrigada. Aqui em Vacaria, no sul do Brasil está muito quente, estou derretendo de tanto calor tchê!”

 

Depois de observarem o diálogo com das amigas, os alunos serão indagados sobre o que perceberam de diferenças e semelhanças na conversa das amigas.

Perguntas norteadoras para reflexão:

- Em que mês do ano elas estão conversando?

- Quais as estações do ano que as amigas estão se referindo?

- Os Estados Unidos está localizado em qual hemisfério?

- O Brasil está localizado em qual hemisfério?

- Que estação do ano ocorre no mês de dezembro no Brasil?

- Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios? (Essa é a pergunta principal da aula de hoje)

 

Utilizando o mapa mundial (pode ser projetado ou físico), iremos observar onde está cada amiga.

 

Feito isso, os alunos serão divididos em grupos (já definidos na última aula) de 4 alunos e será solicitado que eles formulem hipóteses sobre os motivos das estações do ano serem diferentes em ambos os hemisférios no mesmo mês e ano.

Obs.: Na aula anterior, foi solicitado que cada grupo trouxesse uma bola de isopor média, 1 palito de churrasco e uma lanterna (caso não tragam será utilizado uma bola feita com papeis rascunho, palito de dente fornecido pela professora e lanterna de celular).

Tempo: 30 min

Os alunos irão levantar hipóteses sobre o motivo das estações serem diferentes em ambos os hemisférios fazendo a simulação com os seguintes materiais: Bola de isopor para representar a Terra, um palito de churrasco para representar o eixo da Terra, uma canetinha para poderem marcar os hemisférios Norte e Sul no isopor e uma lanterna para poder representar o sol.

 

Aula 2

Será entregue para os alunos o seguinte material:

Fonte: Revista nova escola (digital)

Os alunos irão ler o texto e utilizando os materiais, irão fazer a simulação para demonstrar o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso eles terão que observar onde está localizada cada amiga, ler as características de cada estação e a partir disso levantar hipóteses e discuti-las no grupo.

Os alunos serão avisados que terão 25 min para organizarem suas ideias.

 

Material de apoio para o professor:


Fonte: Revista Nova Escola (digital)

 

 Fonte: Revista Nova Escola (digital)


Durante a atividade, o professor irá fazer questionamentos, tais como:

- Como vocês irão demarcar a linha do equador e os trópicos na bolinha de isopor?

- Em quais regiões estão localizadas as amigas?

- Como irão fazer para simular as estações do ano?

Obs.: professor irá atuar como mediador e nesse momento não dará respostas.

 

Agora os alunos irão apresentar ao grande grupo as hipóteses que levantaram para explicar as estações do ano.

Tempo: 5 min para cada grupo (imagina-se 5 grupos, totalizando 25min)

 

Os alunos irão assistir o seguinte vídeo: (Tempo: 20min)

https://www.youtube.com/watch?v=iAFHPy8FFTw

Será explicado para os alunos que as estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao Sol e a translação ao redor do Sol.

As estações do ano e a inclinação dos raios solares ao incidirem sobre a superfície terrestre variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Polo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Nesse momento o Polo Sul fica em ângulo na posição do Sol, sendo verão no hemisfério sul e fazendo frio no hemisfério Norte. Portanto, as estações ocorrem em pares com o hemisfério norte estando em uma das estações daquele par e o hemisfério sul na outra: outono/primavera, verão/inverno. Quando é outono no hemisfério norte, o hemisfério Sul está na primavera, por sua vez, enquanto o hemisfério Sul está no outono, a primavera estará ocorrendo no hemisfério Norte.

Os alunos poderão fazer perguntas, tirar suas dúvidas quanto ao tema.

 

Aula 3

Tempo: 2 min

Para retomar o que estava sendo estudado, os alunos irão assistir o seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA sobre os movimentos de rotação e translação da Terra.

 

Tempo: 35 min

Feito isso, iremos começar a montagem do nosso projeto para a feira de ciências para que outras pessoas também possam compreender como as estações do não ocorrem.

Cada grupo será responsável por uma tarefa, 4 grupos para fazer um globo terrestre cada, 1 grupo para elaborar material explicativo sobre o que o projeto se refere (cartaz) e no final, alguns alunos por escolha da professora irão finalizar a montagem da maquete. (caso não seja possível montar por causa da secagem da tinta, iremos fazer no início da próxima aula).

Os materiais serão solicitados para cada grupo, na impossibilidade de trazerem o que foi pedido, a professora irá levar o material.

Materiais:

4 bolas de isopor médias

4 palitos de churrasco

Tinta guache para fazerem a pintura do planeta Terra

1 isopor retangular grosso e grande para montagem da maquete

1 lâmpada para representar o sol (professora irá levar)

Cola quente (professora irá levar)

Fita isolante e durex colorido para demarcar os trópicos e linha do equador (professora irá levar).

Tempo da aula:

3 períodos de 50 min cada. 

Obs.: Caso necessário, será utilizado mais uma aula para concluir nossas atividades.

Avaliação:

A avaliação se dará a todo momento, observando a participação dos alunos e o empenho na realização das atividades. Será avaliado o desenvolvimento de cada aluno nas atividades em grupos e nas participações individuais com as contribuições sobre o tema, além de observar se os mesmos compreenderam o processo das estações do ano na construção da maquete.

Será feita uma avaliação no grande grupo. Será dado a cada aluno uma ficha, eles deverão responder as seguintes questões:

- Você gostou de realizar esta atividade?

- O que você acha que poderia ser melhorado?

- Você gostou de trabalhar em grupo? Todos participaram?

Essa avaliação será depositada em uma caixinha e não terá a identificação dos alunos. (tempo:5 min)

Tarefa:

Trazer exemplos das estações do ano pelo mundo.

Ex.: Verão na Europa, e estação do ano que ocorre no Brasil.

Pode ser por meio de fotos ou apenas pesquisa simples registrado no caderno.

Referências:

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Fora de sala. Estações do Ano e a multiplicação das bolas de isopor. (Aula 8). Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=iAFHPy8FFTw > Acesso em 13 de mar. 2021.

 

Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte. Vídeo sobre movimentos de Translação e Rotação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA>. Acesso em 13 de mar. 2021

 

Revista Nova Escola. Plano de aula- As estações do ano nos hemisférios norte e sul. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3460/as-estacoes-do-ano-nos-hemisferios-norte-e-sul>. Acesso em 13 de mar. de 2021.