INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: O Uso das Tecnologias digitais
Data de entrega: 17/03/2021
Artigo 1: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI.
QUESTÕES :
1. Explique o conceito de Educomunicação.
A educomunicação utiliza de recursos tecnológicos, visando novas ferramentas para a promoção da aprendizagem, ela faz a referência da mídia estar associada as práticas educativas que visam o desenvolvimento, saindo da mesmice das tradicionais aulas e transformando-as em algo mais dinâmico e por consequência, motivacional.
2. Por que devemos utilizar as mídias digitais em educação? Quais são as principais vantagens?
As mídias digitais são essenciais para desenvolver cidadãos críticos e ativos. Precisamos acompanhar a evolução tecnológica, a qual proporciona a disseminação do conhecimento, possibilita a elaboração de softwares para auxiliar nas atividades intelectuais, cria um vínculo entre o mundo digital no qual os alunos já estão inseridos com o meio acadêmico e evita os analfabetos tecnológicos.
Estimula a autonomia intelectual do aluno com processos mais interativos e construtivos de aprendizagem, possibilitando também a análise e interpretação de informações
3. O artigo menciona alguma desvantagem de usar as mídias digitais na educação? Se sim, quais?
Sim, a desigualdade provocada por aqueles que não tem acesso à tecnologia e a forma como isso irá acontecer, pois de nada adianta ter computadores para meras aulas expositivas
4. Segundo o artigo, quais os maiores desafios para a utilização das tecnologias na educação?
A falta de conhecimento e treinamento sobre as mídias digitais. Muitos não sabem para que elas servem, como podem ser utilizadas ou quais mídias usar.
5. Contextualize a expressão “nativos digitais”, e correlacione com sua futura/atual atuação como professor.
“Nativos digitais” são aqueles indivíduos que nasceram na era tecnológica e possuem uma maior familiarização com as ferramentas tecnológicas como computadores e os recursos da internet e que no meu ponto de vista estão à frente de muitos de nós professores. Por isso a importância de nos capacitarmos, nos libertarmos de certos paradigmas ultrapassados e utilizarmos dessas ferramentas para enriquecer nosso trabalho pedagógico, proporcionando assim uma aprendizagem de maior qualidade e mais significativa para nossos alunos.
6. Qual sua opinião sobre a utilização das tecnologias digitais na escola? Aponte vantagens, desvantagens e dificuldades, e como você utilizaria estes recursos em sua prática pedagógica.
As tecnologias digitais estão disponíveis para todos, e com isso pode ser usado de qualquer forma, por qualquer pessoa. A questão é o seu bom uso ou não, por isso acredito muito que é preciso reforçar a capacitação para os professores atuarem com elas, pois na sua maioria, tiveram uma formação pedagógica em que elas não foram inseridas.
Precisamos ter consciência da sua utilização e do seu potencial de transformação no processo de aprendizagem, pois as possibilidades para realizar um bom trabalho com essas tecnologias são infinitas, mas precisam ser conhecidas por todos. A desvantagem é não saber como trabalhar adequadamente com essas ferramentas, tornando-a superficial.
Em minha prática pedagógica usaria essa tecnologia nas aulas sempre que fosse possível, pois acredito que estas ferramentas incentivam muito a autonomia na aprendizagem dos estudantes, incentivando a pesquisa, estimulando a busca por conhecimentos, além de tornar as aulas mais dinâmicas e interessante para os alunos.
Artigo 2: Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação.
QUESTÕES
1. De acordo com o artigo, como a utilização das TDICs podem aumentar o interesse dos estudantes pela escola?
Trazendo para dentro da sala de aula a ferramenta tecnológica, ensinando os alunos a usarem esse recurso de uma forma em que possa estar contribuindo para o fortalecimento de suas aprendizagens, já que esses estudantes já nasceram inseridos no mundo digital e seria um retrocesso querer continuar numa metodologia tradicional, sabendo-se que a internet move o mundo nos dias atuais.
2. Explique o que são metodologias ativas.
As metodologias ativas possibilitam que o aluno seja o autor de sua própria aprendizagem, sendo mais participativo na construção da mesma, estimulando a apropriação, a produção do conhecimento e a análise de problemas. São um conjunto de atividades organizadas voltadas para a prática educativa. Dentre as metodologias mais conhecidas estão o ensino híbrido, sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a gamificação.
3. Explique o que é gamificação.
É a utilização do sistema de jogos em atividades fora do seu contexto, utilizando de games para construir estratégias para resolver problemas, motivar ações e assim promover aprendizagens, visto que são ferramentas que chamam bastante a atenção dos estudantes já que é a dinâmica do jogo e não somente o tema que os tornam interessantes e divertidos.
4. Quais são os pontos favoráveis apresentados no artigo pela utilização de dispositivos móveis em sala de aula?
O uso dos dispositivos móveis propicia aos estudantes a troca de ideias e o acesso a diferentes informações e favorece tanto a compreensão quanto à reorganização dos conteúdos, resultando na associação dos conhecimentos anteriormente absorvidos pelos estudantes.
O seu uso abrange possibilidade de que com a utilização do celular é possível tirar fotos, produzir montagens, fazer anotações, gravar áudio, além da variedade de aplicativos que podem auxiliar na compreensão dos conteúdos, tornando a aula mais cativante para o aluno e até mesmo para o professor.
5. Qual a sua opinião sobre a utilização dos celulares em sala de aula? Aponte vantagens, desvantagens e desafios.
O uso dos celulares em sala de aula deve ser algo bem pensado e elaborado de uma forma que não venha a ser usado apenas para apresentar conteúdos, mas sim com formas de interação e apropriação de conhecimentos.
Se não for bem planejado o uso de celulares na sala de aula, estes podem acabar por somente distrair os alunos e os levarem para mais longe do objetivo que se pretende alcançar, empobrecendo o ato educativo. Faz-se necessário um professor bem capacitado e apto a trabalhar com essa ferramenta em sala de aula.
É importante lembrar que a nova geração de estudantes já nasceu em um mundo tecnológico e se apropriaram desses aparelhos desde muito pequenos, então é preciso trazer essa tecnologia para dentro da escola e isso também incentiva os alunos e os aproxima das aprendizagens pretendidas, proporcionando uma maneira mais prazerosa de aprender. A desvantagem está em não saber utilizar essa ferramenta e o ensino enfraquecer ou por medo de não saber como e o que fazer e deixar de aproveitá-la para fortalecer o trabalho pedagógico.
Referências:
BITTENCOURT , Priscilla Aparecida Santana. ALBINO, João Pedro. O Uso Das Tecnologias Digitais Na Educação Do Século XXI. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.1, p. 205-214. 2017
ALMEIDA, Felipe Gustavo Vieira de et al . INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação. Porto Alegre, v.23, n.2, maio./ago. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário