MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Proposta de atividade – Eixo Terra e Universo para Feira de Ciências
Data de entrega: 13/03/2021
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Instituição de ensino:
Componente curricular: Ciências da Natureza
Ano: 8º ano
Professore(a)s/Acadêmico(a)s: Mariana Lisbôa de Oliveira
Assunto: Eixo Terra e Universo - Sistema Sol, Terra, Lua e Clima |
- Perceber o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios; - Relacionar as estações do ano ao eixo de inclinação da Terra; - Descrever e ilustrar o movimento da Terra em torno de si mesmo e o seu movimento em torno do Sol destacando a posição do eixo da Terra durante o movimento. - Construir hipóteses referentes a diferença de estações do ano nos dois hemisférios; - Desenvolver o espírito de cooperação e participação nos trabalhos em grupo; - Avaliar o seu desempenho individual e coletivo. |
(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
Conteúdo(s): - Os fenômenos relacionados à rotação e translação da Terra; - Como acontecem as estações do ano; - Hemisférios Sul e Norte; - Diferenças climáticas.
|
Obs.: Os alunos já devem ter compreendido os movimentos da Terra com relação aos fenômenos do solstício e do equinócio. Aula 1 Nesta aula, os alunos irão relacionar as estações do ano à inclinação do eixo de rotação da Terra e perceber o motivo das diferentes estações que ocorrem no ano nos dois hemisférios.
Tempo: 20 min No início da aula será apresentado o tema para os alunos: “hoje iremos descobrir os motivos das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios” Será feito um semicírculo com os alunos e utilizando o projetor, será mostrado uma simulação de conversa entre duas amigas no aplicativo de WhatsApp: (caso a escola não tenha projetor, o material será impresso e entregue aos alunos)
Dia da conversa: 15 de dezembro Franciele: ” - Olá Amiga, estou passando para te desejar um feliz aniversário e dizer para aproveitar muito esse verão do Brasil, pois aqui nos Estados Unidos, mesmo morando bem no centro do país estou congelando, ontem até nevou por aqui” Luciana: “- Amiga querida, muito obrigada. Aqui em Vacaria, no sul do Brasil está muito quente, estou derretendo de tanto calor tchê!”
Depois de observarem o diálogo com das amigas, os alunos serão indagados sobre o que perceberam de diferenças e semelhanças na conversa das amigas. Perguntas norteadoras para reflexão: - Em que mês do ano elas estão conversando? - Quais as estações do ano que as amigas estão se referindo? - Os Estados Unidos está localizado em qual hemisfério? - O Brasil está localizado em qual hemisfério? - Que estação do ano ocorre no mês de dezembro no Brasil? - Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios? (Essa é a pergunta principal da aula de hoje)
Utilizando o mapa mundial (pode ser projetado ou físico), iremos observar onde está cada amiga.
Feito isso, os alunos serão divididos em grupos (já definidos na última aula) de 4 alunos e será solicitado que eles formulem hipóteses sobre os motivos das estações do ano serem diferentes em ambos os hemisférios no mesmo mês e ano. Obs.: Na aula anterior, foi solicitado que cada grupo trouxesse uma bola de isopor média, 1 palito de churrasco e uma lanterna (caso não tragam será utilizado uma bola feita com papeis rascunho, palito de dente fornecido pela professora e lanterna de celular). Tempo: 30 min Os alunos irão levantar hipóteses sobre o motivo das estações serem diferentes em ambos os hemisférios fazendo a simulação com os seguintes materiais: Bola de isopor para representar a Terra, um palito de churrasco para representar o eixo da Terra, uma canetinha para poderem marcar os hemisférios Norte e Sul no isopor e uma lanterna para poder representar o sol.
Aula 2 Será entregue para os alunos o seguinte material: Fonte: Revista nova escola (digital)Os alunos irão ler o texto e utilizando os materiais, irão fazer a simulação para demonstrar o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso eles terão que observar onde está localizada cada amiga, ler as características de cada estação e a partir disso levantar hipóteses e discuti-las no grupo. Os alunos serão avisados que terão 25 min para organizarem suas ideias.
Material de apoio para o professor: Fonte: Revista Nova Escola (digital) Fonte: Revista Nova Escola (digital) Durante a atividade, o professor irá fazer questionamentos, tais como: - Como vocês irão demarcar a linha do equador e os trópicos na bolinha de isopor? - Em quais regiões estão localizadas as amigas? - Como irão fazer para simular as estações do ano? Obs.: professor irá atuar como mediador e nesse momento não dará respostas.
Agora os alunos irão apresentar ao grande grupo as hipóteses que levantaram para explicar as estações do ano. Tempo: 5 min para cada grupo (imagina-se 5 grupos, totalizando 25min)
Os alunos irão assistir o seguinte vídeo: (Tempo: 20min) https://www.youtube.com/watch?v=iAFHPy8FFTw Será explicado para os alunos que as estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao Sol e a translação ao redor do Sol. As estações do ano e a inclinação dos raios solares ao incidirem sobre a superfície terrestre variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Polo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Nesse momento o Polo Sul fica em ângulo na posição do Sol, sendo verão no hemisfério sul e fazendo frio no hemisfério Norte. Portanto, as estações ocorrem em pares com o hemisfério norte estando em uma das estações daquele par e o hemisfério sul na outra: outono/primavera, verão/inverno. Quando é outono no hemisfério norte, o hemisfério Sul está na primavera, por sua vez, enquanto o hemisfério Sul está no outono, a primavera estará ocorrendo no hemisfério Norte. Os alunos poderão fazer perguntas, tirar suas dúvidas quanto ao tema.
Aula 3 Tempo: 2 min Para retomar o que estava sendo estudado, os alunos irão assistir o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA sobre os movimentos de rotação e translação da Terra.
Tempo: 35 min Feito isso, iremos começar a montagem do nosso projeto para a feira de ciências para que outras pessoas também possam compreender como as estações do não ocorrem. Cada grupo será responsável por uma tarefa, 4 grupos para fazer um globo terrestre cada, 1 grupo para elaborar material explicativo sobre o que o projeto se refere (cartaz) e no final, alguns alunos por escolha da professora irão finalizar a montagem da maquete. (caso não seja possível montar por causa da secagem da tinta, iremos fazer no início da próxima aula). Os materiais serão solicitados para cada grupo, na impossibilidade de trazerem o que foi pedido, a professora irá levar o material. Materiais: 4 bolas de isopor médias 4 palitos de churrasco Tinta guache para fazerem a pintura do planeta Terra 1 isopor retangular grosso e grande para montagem da maquete 1 lâmpada para representar o sol (professora irá levar) Cola quente (professora irá levar) Fita
isolante e durex colorido para demarcar os trópicos e linha do equador
(professora irá levar). |
3 períodos de 50 min cada. Obs.:
Caso necessário, será utilizado mais uma aula para concluir nossas atividades. |
A avaliação se dará a todo momento, observando a participação dos alunos e o empenho na realização das atividades. Será avaliado o desenvolvimento de cada aluno nas atividades em grupos e nas participações individuais com as contribuições sobre o tema, além de observar se os mesmos compreenderam o processo das estações do ano na construção da maquete. Será feita uma avaliação no grande grupo. Será dado a cada aluno uma ficha, eles deverão responder as seguintes questões: - Você gostou de realizar esta atividade? - O que você acha que poderia ser melhorado? - Você gostou de trabalhar em grupo? Todos participaram? Essa avaliação será depositada em uma caixinha e não terá a identificação dos alunos. (tempo:5 min) |
Tarefa: Trazer exemplos das estações do ano pelo mundo. Ex.: Verão na Europa, e estação do ano que ocorre no Brasil. Pode ser por meio de fotos ou apenas pesquisa simples registrado no caderno. |
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Fora de sala. Estações do Ano e a multiplicação das bolas de isopor. (Aula 8). Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=iAFHPy8FFTw > Acesso em 13 de mar. 2021.
Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte. Vídeo sobre movimentos de Translação e Rotação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA>. Acesso em 13 de mar. 2021
Revista Nova Escola. Plano de aula- As estações do ano nos hemisférios norte e sul. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3460/as-estacoes-do-ano-nos-hemisferios-norte-e-sul>. Acesso em 13 de mar. de 2021.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário