segunda-feira, 5 de abril de 2021

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Questões sobre o artigo: O aplicativo kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real” de João Batista Bottentuit Junior

 

Data de entrega: 03/03/2021

 

 

1.      Explique o que é aprendizagem móvel (ou mobile learning), e como ele se tornou possível nos dias de hoje. 

De acordo com Bottentuit Junior (2012, p. 130), “o mobile learning é um conceito criado para a aprendizagem que utiliza recursos móveis”.

Ou seja, estar conectado em qualquer lugar e mesmo assim estar aprendendo.

Isso foi possível através da ampliação do acesso e modernidade dos dispositivos móveis, baseada na mobilidade dos dispositivos que oferecem uma diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas através deles, como pagar contas, ler livros, guardar informações e a facilidade da comunicação.

 

2.      Segundo o artigo, quais as principais vantagens da utilização dos dispositivos móveis em educação? 

 A questão econômica, pois é mais viável ter um celular do que um computador, a de utilizá-los em qualquer local e a facilidade do acesso à internet onde você tem uma infinidade de recursos para utilizar, tornando algo viável de ser trabalhado na educação. A questão de a inicialização destes dispositivos ser mais rápidas do que os computadores convencionais, a não necessidade de teclado, menos manutenção, além de poderem ser utilizados como recurso pelos estudantes.

 

3.      De acordo com o artigo, indique as principais desvantagens apontadas na utilização das tecnologias móveis digitais.

A possibilidade de maus comportamentos, a possibilidade de não poder acessar algum conteúdo pela incompatibilidade de formatos, o tamanho da tela ser insuficiente para determinadas atividades, a bateria durar pouco e a capacidade limitada de armazenamento.

 

4.      Segundo o artigo, quais as garantias necessárias para que o processo de aprendizagem móvel seja, de fato, eficaz nas escolas?

É necessário incorporar a cultura digital de utilização dos recursos por parte dos professores, depois é necessário fazer a apropriação desses recursos, ferramentas e a exploração pedagógica de cada item oferecido para que depois adquira domínio dos aplicativos.

Faz-se necessário também um investimento em metodologias ativas de trabalho para a otimização desses recursos

 

5.      Em sua opinião, qual é o papel das tecnologias móveis na educação? Quais seriam as principais dificuldades que você encontraria em sua prática pedagógica?

Acredito que seja o papel de facilitar as aprendizagens e também as tornas mais significativas para os alunos, já que estes estão inseridos desde muito tempo na era digital. As principais dificuldades penso que sejam relacionadas aos recursos que devem ser dispensados pela escola como internet, wi-fi, manutenção dos aparelhos e até mesmo de cabos, etc.

 

6.      Em sua opinião, qual é o papel dos professores na aprendizagem móvel? E qual é o papel dos estudantes? 

Os dispositivos móveis tornam os alunos mais autônomos na sua aprendizagem, já que na maioria das vezes conseguem acessar os recursos sozinhos, então o professor será um mediador que poderá apontar alguns caminhos, ensinando-os a utilizar as ferramentas e mostrar os diversos ângulos que as informações possuem.

7.      Explique brevemente o que é o KAHOOT, e como ele pode ser acessado e utilizado na aprendizagem móvel.  

É uma plataforma baseada nas respostas dos estudantes que as transforma em um game show, onde os alunos são adversários e precisam responder as questões o mais rápido que puderem e o professor é o apresentador. O aplicativo pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à internet. É feito um cadastro simples na plataforma para obter o acesso.

O dispositivo permite a criação de perguntas com temporizador, a realização de debates e perguntas abertas, perguntas de múltipla escolha conjunto de perguntas que podem auxiliar muito nas aprendizagens dos alunos.

 

8.      Segundo o artigo, quais as vantagens da utilização do KAHOOT em sala de aula?

Esse aplicativo possibilita conhecer sobre as aprendizagens que os alunos já possuem, trabalhar questões éticas de forma anônima, votações. Motiva os alunos a participarem, melhora o raciocínio e a concentração, permite a inversão de papéis permitindo que os alunos façam as perguntas além do trabalho colaborativo que permite questionamentos individuais e coletivos para se caso alguém não possuir o dispositivo móvel.

 

9.      Você já conhecia o KAHOOT? Qual sua experiência com a utilização de ferramentas de aprendizagem móvel? Quais você já conhece? Quais foram utilizadas em sua trajetória acadêmica?

Ainda não conhecia a ferramenta, mas foi muito interessante conhecer, pois possibilita diversas formas de abordar assuntos e fortalecer aprendizagens com os alunos de uma forma dinâmica e interessante.

Na minha trajetória estudantil não tive a oportunidade de utilizar as ferramentas digitais, quando usadas estas eram somente como uma forma de transmissão de conteúdos como por exemplo o uso do Datashow.

10.  Levando em consideração sua experiência com o Kahoot durante a reunião do PIBID em que ele foi apresentado, qual a sua percepção sobre a ferramenta? Você utilizaria em suas aulas? De que maneira?

Além de ser uma ferramenta que auxilia na aprendizagem, ela também é muito divertida, você responde o questionário e nem percebe que está ao mesmo tempo aprendendo e fortalecendo os conteúdos que já foram trabalhados. É muito interessante não só para crianças e adolescentes, como para nós adultos. Foi uma atividade muito dinâmica e prazerosa de fazer.

Com certeza utilizarei ela como recurso nas minhas aulas, pois os assuntos que podem ser trabalhados com a ferramenta são diversos, possibilitando adequar o jogo para qualquer área do conhecimento, reforçando ainda mais as aprendizagens dos alunos através do desafio. Como é uma ferramenta bem prática de utilizar, ela pode ser trabalhada em sala de aula ou até mesmo em atividades remotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário