INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso de um colega sobre o encontro nacional de jogos e atividades lúdicas no ensino de química, física e biologia (JALEQUIM).
Nome do minicurso: Animação de recorte com Spriter
Data de entrega do resumo: 24/04/2021
Resumo sobre minicurso “Animação de recorte com Spriter” apresentado pelo bolsista do PIBID, João Vitor Duarte Gomes
O minicurso apresentado pelo colega João Vitor Duarte Gomes foi “Animação de recorte com Spriter”, elaborado pela professora Vivian Almeida de Oliveira e José Divino dos Santos, a qual é uma técnica de animação que utiliza personagens, objetos e cenários recortados de materiais como papel, cartão, tecido ou fotografias através do aplicativo Spriter.
Antigamente esses recortes eram feitos de forma manual, como o Teatro das Sombras que é considerado a Pré-história da animação de recorte. Com o avanço das tecnologias isso está sendo possível digitalmente.
Para utilizar a ferramenta é necessário criar um personagem e para animá-lo é necessário desmembrá-lo, recortando cada parte de sua estrutura como cabeça, pernas, braços, etc.
Feito o desmembramento, podem ser feitas animações como colocar o personagem para caminhar, correr, pular, além de adicionar ossos para movimentar e articular o personagem da maneira que quiser. A velocidade dos movimentos também pode ser alterada
Um dos pontos negativos, é que por ser uma ferramenta paga só é possível fazer uma animação por vez no modo gratuito e também o fato de ele ser todo em inglês, dificulta um pouco na compreensão de algumas funcionalidades.
O aplicativo também disponibiliza um manual para aprendermos a utilizá-lo.
É uma ferramenta muito interessante e diferente, pois ainda não conhecia, mas é possível utilizá-la em nossas aulas, criando histórias animadas e jogos simples ou mais enriquecidos conforme disponibilidade de tempo para se dedicar a ferramenta, tornando a aprendizagem mais dinâmica e criativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário