INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisboa de Oliveira
Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM)
Nome do minicurso: Oficina de aplicativos digitais para o ensino de Ciências e Biologia do IFRS, Campus Sertão
Datas que o minicurso foi realizado: 22/04/2021
Carga horária total: 2h15
Data de entrega do resumo: 23/04/2021
Parecer sobre a “Oficina de aplicativos digitais para o ensino de Ciências e Biologia do IFRS, Campus Sertão”
A “Oficina de aplicativos digitais para o ensino de Ciências e Biologia do IFRS, Campus Sertão”, promovida pelo Clube do Ensino de Ciências e Biologia foi elaborada pelas professoras Jeonice Techio, Cláudia Melo Pacheco de Medeiros e pelos bolsistas, os quais fizeram uma pesquisa para explicar como funcionam alguns aplicativos didáticos para o uso em aulas de ciências e biologia. Os bolsistas apresentaram uma vasta variedade de aplicativos digitais gratuitos que podem ser utilizados nas aulas presenciais e remotas.
O primeiro aplicativo apresentado foi “Sistema Ósseo 3D” criado por Victor Michel Galvan, o qual fornece informações sobre a anatomia do esqueleto humano e é altamente detalhado sobre todas as estruturas que compõe nosso esqueleto. No aplicativo é possível manipular o modelo, dar zoom, girar, mover a câmera, além de poder ver as divisões do esqueleto com mais nitidez.
Outro aplicativo apresentado é “Animais Invertebrados” construído pelo EVOBOOKS. Este aplicativo é direcionado ao conhecimento dos moluscos onde é possível conhecer a sua classificação, os órgãos, o sistema característico de cada grupo na forma tridimensional como o sistema reprodutivo, digestão, excreção, etc.
O terceiro aplicativo apresentado foi o “PlantNet- Identificação de planta”, desenvolvido por plantnet-project.org. Esse aplicativo auxilia na identificação automática de uma planta através de um sistema colaborativo através de fotos, onde após o resultado é possível saber de qual gênero, família e espécie é a planta pesquisada.
Outro aplicativo apresentado é o “Sistema Muscular 3D”, também criado por Victor Michel Galvan e tem por objetivo mostrar um modelo tridimensional do sistema muscular e a descrição de todos os músculos do corpo humano.
Para trabalhar com o sistema solar, foi apresentado o aplicativo “ Viagem ao Sistema Solar”, desenvolvido também por EVOBOOKS. Este aplicativo permite visualizar a estrutura interna dos planetas e do Sol, a posição dos planetas e a diferenciação de cada um deles. O aplicativo também permite entender a dinâmica terrestre e a interação com o Sol, saber a temperatura dos planetas, entre outras opções.
Para conhecer melhor a estrutura da célula animal, foi apresentado o aplicativo “ The Cell” elaborado por Eduardo Galembeck, o qual mostra o modelo da célula animal em 3D com a descrição das organelas, permitindo que os professores e alunos explorem o interior da célula e compreendam as estruturas e funções fundamentais de cada parte. Ao final o aplicativo permite participar de jogos e desafios.
O aplicativo “ Órgão Internos 3D (anatomia)” foi criado também por Victor Michel Galvan e mostra em um modelo tridimensional os órgãos do corpo humano e a descrição de cada um deles, permitindo a separação em órgãos femininos e masculinos.
Para compreender melhor o sistema circulatório do corpo humano foi apresentado o aplicativo “Sistema Circulatório 3D”, também criado por Victor Michel Galvan, o qual traz uma melhor visualização do sistema circulatório e possibilita a complementação dos estudos sobre a anatomia humana apresentando a descrição de cada veia, artéria e também do coração humano proporcionando o entendimento da função cardíaca.
Para finalizar, o aplicativo “Conheça os Biomas”, criado por CaatSoft, possibilita aprender o conceito básico sobre os biomas brasileiros, trazendo informações sobre a área espacial, o clima, a hidrografia, o relevo, a fauna, a flora, entre outras opções. Ao final é possível participar de 3 jogos para testar os conhecimentos.
Todos os aplicativos são bem dinâmicos e muito interessantes para fortalecer as aprendizagens dos alunos e auxiliar no trabalho dos professores. Acredito que os aplicativos cumpram com os objetivos propostos, mas é preciso verificar as informações fornecidas pelo “PlantNet- Identificação da planta”, já que pode ser que nem sempre seus resultados sejam precisos. Outro ponto positivo é que são todos gratuitos e alguns depois de baixados podem ser trabalhados de maneira off-line. Os aplicativos são de fácil manuseio e interação. Penso que para melhorar a dinâmica, alguns poderiam vir com algumas outras opções de interação como jogos, ao invés de serem somente explicativos, mas o professor pode fazer seus questionamentos a partir deles e possibilitar uma ampla exploração dos mesmos.
Anexos:
Início da Oficina – 22/04/2021
Final da oficina – 22/04/2021
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