Conheça a seguir, uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar a construção de um terrário no 7º ano do ensino fundamental II
PLANO DE AULA
CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIO
Componente Curricular: Ciências da Natureza |
Ano: 7º ano |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objeto de Conhecimento: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. |
Habilidades: Diversidade de ecossistemas. Fenômenos naturais e impactos ambientais. Programas e indicadores de saúde pública |
Objetivos: - Promover a interação dos estudantes em atividades práticas de maneira individual e coletiva, por meio da construção de terrários, para que possam observar, comparar e compreender alguns fenômenos que ocorrem num ecossistema;
- Aprender a construir terrários utilizando recipientes com materiais alternativos e compreender como os seres conseguem sobreviver em ambientes totalmente fechados;
- Compreender o ciclo da água e reconhecer sua importância para a manutenção da vida no planeta, por meio da observação do seu movimento no interior do terrário;
- Observar a transpiração das plantas, e reconhecer a importância desse processo na manutenção da vida desses seres;
- Desenvolver o pensamento crítico e consciente em relação as questões ambientais;
- Construir hipóteses para explicar os fenômenos que ocorrem dentro do terrário;
- Avaliar as hipóteses construídas, comparando-as com o que realmente aconteceu no terrário.
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Tempo da aula**: 6 períodos, sendo 2 por semana (horário: 15h55 às 17h55) |
Metodologia: Semana 1: Data: Aula 01 - Apresentação da bolsista e uma conversa inicial sobre o PIBID e o cronograma das atividades que iremos desenvolver. Iniciarei com um levantamento de informações para saber se os alunos sabem o que é um ecossistema. Questionamentos: - Vocês sabem o que é um ecossistema? - Sabem quais tipos de ecossistemas que existem? - Vocês conhecem ou já ouviram falar sobre fatores bióticos e abióticos?
Fonte: foto retirada do site: https://www.infoescola.com/ecologia/ecossistemas-marinhos/ Fonte: foto retirada do site: https://ucterra.com.br/biomas-brasileiro/
A bolsista irá explicar que existem dois tipos de ecossistemas, o aquático e o terrestre e que neles existem fatores bióticos e abióticos. Os fatores bióticos são os seres vivos e os abióticos são os seres não vivos. A bolsista irá perguntar aos alunos exemplos de fatores bióticos e abióticos. Após esse levantamento, iremos classificar alguns elementos em abióticos e bióticos através de fichas com o nome desses elementos. As fichas serão distribuídas para os alunos e eles irão até o quadro para classificar conforme a coluna correta. Para os alunos que estarão on-line, será mostrado a ficha e a professora irá colar no quadro. Feita a classificação, a bolsista irá passar no quadro uma pequena explicação sobre o ecossistema para que os alunos copiem no caderno: O ecossistema é um conjunto formado por fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (seres não vivos), que vão influenciar e possibilitar a vida dos seres vivos.
Aula 02 Logo após a bolsista irá questionar os alunos para saber se já ouviram falar sobre o que é um terrário? Do que ele é feito? Se sabem o que acontecem dentro de um? E o que é preciso para fazer um terrário? Após ouvir as respostas dos alunos, a bolsista irá entregar um informativo sobre o que é um terrário e os alunos farão a leitura e será feita algumas considerações sobre o que vai sendo lido pelos alunos, logo após eles irão colar o informativo no caderno. O terrário teve sua primeira idealização no século XX, quando o médico e botânico Dr. Ward construiu um recipiente de vidro para o transporte de plantas em áreas tropicais, ficando conhecido como “caixas de WARD” (NEWDICK, 2013). O terrário permite a conservação de plantas em recipientes fechados por meio da auto sustentação. Sendo assim, estes constituem mini ecossistemas, que reproduzem as condições do meio ambiente, proporcionando a investigação e observação de fenômenos da natureza que muitas vezes passam despercebidos. Através do terrário é realizado o cultivo das plantas e pode ser observado o seu ciclo de vida. Também é possível analisar os ciclos biogeoquímicos, como o ciclo da água, sendo que as plantas, durante a transpiração, perdem água na forma de vapor, que se condensa no vidro e escorre, irrigando novamente o solo. Obs.: Texto retirado do e-book de autoria da bolsista
Para demonstrar o que é um terrário, a bolsista irá levar o seu terrário para mostrar para os alunos. Os alunos irão observá-lo e preencherão uma ficha que solicita os seguintes dados: - O que é um terrário? - O que tem dentro de um terrário? - O que você acha que acontece dentro de um terrário? - Para que você acha que serve cada elemento que tem dentro do terrário além das plantas? · Pedras- · Areia- · Terra- · Água-
Os alunos irão ler para o grande grupo suas respostas e em discussão, iremos escolher as mais prováveis para registrar como respostas da turma.
Posteriormente a professora irá explicar para que serve cada elemento do terrário e escreverá no quadro o seguinte texto para os alunos copiarem no caderno: Funções dos elementos presentes no terrário: A terra serve para nutrir o vegetal, a água serve para irrigar o solo e também proporciona que as plantas passem pelos processos necessários à sua sobrevivência. A areia e pedras têm a função de drenar a água.
Para a próxima aula, será solicitado que os alunos tragam vidros de conserva ou garrafas pet.
Materiais utilizados: Imagens dos ecossistemas impressas, informativo sobre o que é um terrário impresso, terrário construído pela bolsista |
Semana 2: Data: Aula 03 Nesta aula, os alunos irão construir um terrário individual. Serão seguidas as seguintes etapas: 1º Higienizar o recipiente com álcool; 2º Colocar as pedras dentro do recipiente transparente; 3º Colocar uma camada de areia em cima das pedras, depois uma camada de terra adubada; 4º Pegue as plantas que você escolheu para o seu terrário e plante-as na terra dentro do recipiente; 5º Regue as plantas: a água deve ser colocada nas paredes do vidro, evitando colocar água nas folhas das plantas! Coloque aproximadamente 100 ml (cinco colheres de sopa) de água no seu terrário; 6º Feche o terrário com a tampa, se tiver, caso contrário cubra a boca da garrafa com o plástico; Em seguida, passe uma fita para vedar bem. Anote na etiqueta o dia em que o terrário foi feito; 7º Coloque-o em um local bem iluminado, mas que não tenha incidência direta da luz solar. Obs.: Será feito o registro em fotos. Posteriormente os alunos irão construir um texto relatando como foi a construção do terrário, mencionando as etapas e os materiais utilizados.
Aula 04 Continuação da escrita do texto. Feitos isso, os alunos irão preencher uma ficha, colocando as possíveis hipóteses para os seguintes questionamentos: - Quais são os fatores bióticos e abióticos presentes no terrário? - Como será possível a sobrevivência dos seres no recipiente após o fechamento do recipiente? Como irão respirar? - Que condições as plantas precisam para sobreviver, do que elas precisam? - A água colocada dentro do terrário será suficiente para a planta? Por quê? - Por que o terrárrio deve ser exposto em local iluminado, mas sem luz direta do Sol?
As respostas serão lidas em grande grupo e discutidas para saber quais as mais prováveis de acontecer.
Iremos procurar um local iluminado para deixarmos os terrários na escola.
Obs.: Os terrários ficarão na escola até o final das observações propostas pela bolsista. Após esse período, os alunos poderão levá-los para casa.
Materiais utilizados: álcool, panos, pedras, areia, terra, mudas de plantas, ficha impressa para o preenchimento das primeiras hipóteses. |
Semana 3: Aula 05 Iremos pegar os terrários para fazermos as primeiras observações.
A bolsista irá questionar sobre o que aconteceu dentro do terrário? Os alunos receberão uma ficha onde irão responder as seguintes questões: - O que você vê de diferente no terrário? - As plantas ainda estão vivas? - Você sabe o motivo de ter água nas paredes do vidro do terrário? O que você acha que é isso?
As respostas serão lidas no grande grupo e discutidas.
Aula 06
Fonte: foto retirada do site https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm
No ciclo da água, o sol é um dos grandes responsáveis por proporcionar energia para que esse processo aconteça. A luz solar provoca a evaporação da água que está presente na superfície terrestre. A água sobe para a atmosfera em forma de vapor. O vapor de água sobe para a camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando nuvens, que são pequenas gotículas de água no estado líquido. Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve. A água da chuva, então, retorna para a Terra, podendo seguir diferentes caminhos, como voltar para lagos e rios ou infiltrar-se no solo. Os seres vivos possuem papel determinante no ciclo da água. Como todos os organismos possuem essa substância em seu corpo, a água também flui pelas cadeias alimentares. Além disso, as raízes das plantas absorvem água, e os animais obtêm essa substância bebendo-a ou retirando-a dos alimentos. Os animais perdem água por meio de processos como a eliminação de urina e fezes, respiração e transpiração. Já as plantas perdem água por transpiração, processo em que vapor de água é liberado pelas estruturas presentes na epiderme vegetal que atuam nas trocas gasosas.
A bolsista irá explicar que o terrário representa um ecossistema, e que a água penetra na planta pela raiz e é liberada por meio das folhas pela evaporação. Esse ambiente não dá conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no teto do vidro. Quando a umidade chega ao ponto de saturação, ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.
Como atividade final, os alunos farão um texto que deverá conter as seguintes informações: - O que é um terrário e o que ele representa (um ecossistema) - Do que as plantas precisam para sobreviver nesse ambiente (água, luz solar) - Qual foi o fenômeno observado dentro do terrário? Explique como ele ocorreu (ciclo da água) - Como foi essa experiência para você (conseguiu compreender, gostou ou não de realizar a atividade)
Materiais utilizados: Imagem e texto sobre o ciclo da água impressos. |
Avaliação: A avaliação será realizada observando a participação dos alunos, se os mesmos estiveram atentos ao experimento, se fizeram anotações, se houve questionamentos e intervenções. Serão avaliadas as fichas que os alunos preencheram e o relatório final que cada um construiu no final da última aula.
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Referências: E-book elaborado pelos bolsistas: OLIVEIRA, Mariana Lisbôa de. GOMES, João Vítor Duarte. Proposta de Criação de um terrário na Educação Infantil. Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAEnxCQ8F7w/share/preview?token=j7NvxiePsc2r9849PbCMYg&role=EDITOR&utm_content=DAEnxCQ8F7w&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton > Acesso em 17 de Set. de 2021.
Revista digital Nova Escola. Terrário: Um pedaço da natureza na sala de aula. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1197/terrario-um-pedaco-da-natureza-na-sala-de-aula> Acesso em 18 de Set. de 2021.
Imagens: InfoEscola, Navegando e aprendendo. Ecossistemas Marinho. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ecologia/ecossistemas-marinhos/ > Acesso em 19 de Set. de 2021.
O universo chamado Terra. Biomas brasileiros. Disponível em: https://ucterra.com.br/biomas-brasileiro/> Acesso em 19 de Set. de 2021. Brasil Escola. Ciclo da água. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm> Acesso em 19 de Set. de 2021.
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