INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Resumo sobre o relato de experiência da Feira de Ciências online realizada pelo PIBID campus Porto Alegre
Esse texto relata a experiência vivenciada pelos bolsistas do PIBID do IFRS- campus Porto Alegre referente a realização da Feira de Ciências online na E.E.E.M. Dr. Oscar Tollens.
O grupo de pibidianos relata que esse projeto tinha como alguns dos objetivos a divulgação científica e a iniciação dos alunos no meio científico a partir das práticas trabalhadas, desenvolvendo um pensamento crítico e promovendo a interdisciplinaridade.
Para saber se seria possível ou não a realização da Feira de Ciências e a participação dos alunos, foram elaborados formulários para os professores, pais, funcionários e professores com o intuito de obter essa informação. Após o recebimento das respostas, os pibidianos constataram que os envolvidos eram favoráveis a realização deste projeto. Com isso, os bolsistas e professores da escola, tiveram o cuidado de proporcionar a participação de todos nesse processo.
Para dar início a divulgação desse projeto, os pibidianos elaboraram um vídeo a partir de imagens da primeira Feira de Ciências, realizada de forma presencial no ano de 2019 e para os professores foi elaborada uma apresentação explicando como seria organizada a feira para que pudessem compreender melhor como seria esse projeto.
Em busca de conhecerem melhor os alunos e para que ocorresse uma aproximação destes com os bolsistas, os pibidianos participaram das aulas online e criaram grupos no WhatsApp para conversarem com os alunos referente aos trabalhos.
Com o objetivo de incluir todos os alunos nesse projeto, os bolsistas do PIBID apresentaram a Feira de Ciências presencialmente para aqueles alunos que não tinham a possibilidade de acesso à internet ou que não contavam com recursos tecnológicos, para que pudessem estar retirando na escola o material de orientação. Ainda em busca de atingir todos, os pibidianos utilizaram das redes sociais, e-mail e da plataforma Google Classroom visando o alcance de todos os interessados em participar.
Os bolsistas prontificaram-se em auxiliar os alunos no que fosse preciso, colocando-se à disposição tanto presencialmente para auxiliar na divulgação de seus trabalhos (mantendo os cuidados quanto aos protocolos contra a COVID-19) e também remotamente através de vídeos ilustrativos sobre os passos que deveriam seguir para a realização dos trabalhos. Esses trabalhos foram escolhidos a partir da curiosidade e autonomia dos alunos.
Foi muito interessante ouvir o relato dos bolsistas e saber que os objetivos propostos foram alcançados, envolvendo a participação de um grande número de alunos, não só dos turnos da manhã e tarde, como também do noturno e perceber que a participação de todos os envolvidos foi fundamental para dar suporte a esses estudantes que, juntos de seus professores e a escola de modo geral, foram fortemente afetados pelo contexto pandêmico vivido neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário