terça-feira, 15 de dezembro de 2020

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Questões para análise do PPP da Escola Municipal Juventina Morena De Oliveira

Data de entrega: 02/12/2020

 

QUESTÕES PARA ANÁLISE DO PPP

ESCOLA MUNICIPAL JUVENTINA MORENA DE OLIVEIRA

 

1.      Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:

a)      Missão, Visão e Filosofia da escola:

Missão: Proporcionar o acesso à ciência com vistas à socialização qualificada em termos de uma sociedade justa.

Visão: Tornar-se uma instituição de excelência no ensino e na construção da cidadania.

Filosofia: Proporcionar aos educandos condições de acesso ao conhecimento científico, construído historicamente e determinado pelo currículo, tendo como horizonte a socialização na perspectiva de uma convivência humana solidária, ética e justa.

 

b)     Contextualização da realidade da escola e dos estudantes:

A escola está localizada no bairro Barcelos, a qual é em uma área periférica do município. Conta com 449 estudantes matriculados na classe comum, 53 no atendimento especializado, 80 no projeto Reação e 36 em turma de correção de fluxo. A maioria dos alunos moram no próprio bairro, não precisando utilizar transporte para chegar a mesma.

Com o levantamento feito com as famílias, percebe-se que grande parte dos estudantes residem com 5 ou mais pessoas na mesma casa e a escolaridade de seus familiares na grande maioria é o ensino fundamental incompleto e a profissão que desempenham é a de serviços gerais e dona de casa, tendo uma renda de aproximadamente um salário mínimo. A grande parte das famílias reside no bairro da escola há mais de 20 anos.

A grande maioria dos alunos diz possuir uma rotina de estudos, fazem leituras de livros e recebem apoio de seus familiares nos estudos.

Nos anos finais, a profissão mais desejada é a de caminhoneiro e policial.

Os pais em sua maioria almejam com a educação um futuro melhor para seus filhos.

 

c)      Dificuldades da escola apontadas no documento:

·         Pouca participação dos pais;

·         Estudantes sem perspectivas para o futuro;

·         Infrequência, evasão e repetência;

·         Falta de organização de uma rotina de estudos domiciliares;

·         Falta do hábito de leitura;

·         Drogadição;

·         Aproveitamento escolar;

·         Uso pedagógico da TIC;

·         Violência;

·         Infraestrutura;

·         Acervo bibliográfico insuficiente;

·         Segurança precária.

 

d)     Objetivos da escola para o futuro:

A escola possui um plano de ação bem elaborado, o qual ela coloca as dificuldades e o que será feito na perspectiva de saná-las, visando o desenvolvimento do aluno com vista ao ingresso qualificado na sociedade pelos mesmos.

e)      Estrutura física – espaço de laboratório de ciências:

Não há laboratório, mas a escola pretende construir uma sala e conseguir recursos para a implementação de um laboratório de ciências.

Um comentário:

  1. Bom trabalho, tua análise está correta e completa.
    Parabéns!
    Att
    Prof. Carolina Moretti

    ResponderExcluir