quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

 


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Proposta de atividade – QSC

Data de entrega: 17/02/2021

PROPOSTA DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS

Componente Curricular: Ciências

Ano*: 7º ano

Unidade Temática*: Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento*: Programas e Indicadores de saúde pública

Habilidades*:

(EF07CI08). Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

 (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Objetivos**:  

- Identificar a interferência das queimadas para a saúde dos seres vivos, para a preservação; da biodiversidade e para o desgaste do meio ambiente;

- Construir conceitos referente a utilização das queimadas e perceber o motivo de ela ser utilizada;

- Desenvolver estratégias para a não utilização das queimadas;

- Avaliar as consequências que as práticas das queimadas produzem;

- Respeitar as diferentes opiniões e estabelecer pontos de consenso entre elas;

- Colaborar com a troca de conhecimento nos debates;

- Adotar um posicionamento crítico sobre a realização das queimadas e seus desdobramentos referentes à saúde, biodiversidade e problemas ambientais.

Tempo da aula**: 90 min

Proposta de Questão Sócio-Científica**:  

CONSEQUÊNCIAS DAS QUEIMADAS NA SAÚDE DO HOMEM E NO MEIO AMBIENTE

Maria e seus pais e uma irmã de 15 anos moram no interior de Vacaria/RS e possuem um sítio com cerca de 50ha, onde trabalham com a pecuária. A família acredita ter uma vida muito boa e saudável por morarem em meio a natureza e longe do centro urbano e da poluição.

Como a área do sítio tem um campo nativo, o pai de Maria faz a queima do campo para renovar a pastagem e posteriormente auxiliar na alimentação do gado. Para isso ele faz a queimada do campo para limpar a terra.

Com o passar dos dias, o pai de Maria começou a apresentar tosse e fadiga. Como seu pai não fuma e não tinha indícios de ter outras doenças, Maria e sua irmã começaram a levantar hipóteses sobre o que poderia estar acontecendo, e pensaram que poderia ser consequência das queimadas realizadas no campo.

 As irmãs começaram a pesquisar se a fumaça produzida na queima do campo poderia provocar algum dos sintomas que o pai estava apresentando.

Ao realizar a pesquisa, Maria e sua irmã descobriram que as queimadas provocam doenças para o ser humano, como também prejudica o solo, pois retira muitos nutrientes que são importantes para as plantas, além da poluição de rios, do ar e graves consequências para a saúde da população e de essa prática ser considerada crime.

Maria logo alertou seus pais e foram procurar auxílio médico, pois o pai já apresentava grande dificuldade para respirar.

Chegando no hospital o médico após realizar alguns exames, constatou que o pai de Maria estava com uma grave infecção respiratória em seu pulmão e começou a questionar a família sobre sua rotina para poder entender a causa dessa infecção. O médico chegou à conclusão de que devido as queimadas, o pai de Maria desenvolveu esse quadro que afetou seus pulmões e que agora deveria ficar no hospital por alguns dias, pois iria precisar de auxílio do oxigênio para poder respirar, posteriormente iria fazer um tratamento para tentar minimizar as consequências que essa prática originou para sua saúde.

O médico salientou que Maria e sua família ficassem atentas e observassem se apresentavam sintomas também, pois toda família poderia sofrer do mesmo problema, pois a fumaça originada das queimadas tem grande concentração de monóxido de carbono, o que agrava muito os problemas de saúde e desencadeia outros como sinusites, alergias, bronquite, asma e até câncer no pulmão e em outras partes do organismo humano.

A queimada é muito utilizada pelos agricultores para o preparo e limpeza do solo antes do plantio, mas essa prática causa muitos danos ao solo, a perda da biodiversidade, poluição, dentre outros problemas.

Metodologia**: (Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões).

 

Será apresentado aos alunos o que iremos trabalhar na aula, quais atividades iremos realizar e o tempo que será dedicado a cada uma delas:

- Leitura do caso: 10min

- Reflexão sobre o tema: 15min

- Análise das reportagens: 15min

- Discussão com o grande grupo: 20min

- Questionário: 30min

Após isso será feito a leitura do caso junto aos alunos. Feito isso, os alunos poderão contribuir sobre o que pensam do assunto com a finalidade de identificar os conhecimentos prévios e fazê-los refletir diante do tema.

Será levado reportagens sobre o uso das queimadas, seus malefícios para a saúde das pessoas, sobre os problemas ambientais causados por ela e alternativas para o não uso desta prática para que em grupos de 4 alunos eles analisem e depois discutam isso no grande grupo. (Uma reportagem diferente para cada grupo).

Após a discussão de ideias, os alunos responderão algumas questões que serão debatidas no grande grupo na próxima aula.

 

Questionário:

1 - Você já presenciou a situações de queimada nos campos? Se sim, descreva brevemente

2 - Quais as razões para que os agricultores/pecuaristas utilizem essa prática?

3 - Quais são os malefícios desta prática para a preservação da biodiversidade?

4 - Na sua opinião, quem sobre mais e menos com as queimadas: o ser humano, os animais ou as plantas? Existe essa diferenciação?

5 - Existem benefícios com a utilização das queimadas para os seres vivos e o meio ambiente? Por quê?

6 - Você concorda que com a queimada, o plantio do pasto será melhor? Justifique

7 - Existem alternativas para evitar o uso das queimadas nos campos nativos? Se sim, quais?

8 - Quais são as ações desenvolvidas no município de Vacaria para o controle das queimadas?

9 - Quais os problemas que essa prática pode causar para a saúde das pessoas? Por quê?

10 - Há risco de morte para pessoas intoxicadas pela prática das queimadas? E os demais seres vivos?

 

Avaliação**: Será avaliado continuamente durante a realização e participação das atividades propostas. Para finalizar a discussão do tema, os alunos deverão produzir um pequeno vídeo conscientizando as pessoas para que não realizem as queimadas. Neste vídeo deve ser mencionado os problemas que essa prática causa para saúde, para a preservação da biodiversidade e para o meio ambiente. O aluno também deverá sugerir uma prática alternativa para que não se faça o uso das queimadas. Este vídeo deverá ter entre de 30 segundos e 1min e será apresentado no grande grupo na conclusão dos estudos sobre o assunto. Este vídeo será elaborado em aula e gravado em casa.

Posteriormente iremos conversar se foi significativo eles pesquisarem sobre o assunto e se foi proveitosa a maneira como foi conduzido o tema pela professora e sobre a participação de todos.

Referências:

D. M., Conrado, & N. F., Nunes-Neto (Orgs.), Questões Sociocientíficas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. EDUFBA. Salvador. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

 



* ; Informação retirada da BNCC

** : Elaborado pelo bolsista – observar exemplos/modelos.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

 


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Resumo sobre a organização do eixo da Vida e Evolução no ensino fundamental.

Data de entrega: 13/02/2021

No eixo Vida e Evolução para o ensino fundamental II é estudando tudo que se relaciona com os seres vivos, também inclui estudos relativos a preservação da biodiversidade, à saúde individual, coletiva inclusive no âmbito das políticas públicas.

Para ser mais específico, no 6º ano do ensino fundamental II os estudantes deverão adquirir a capacidade de reconhecer a célula como unidade básica da vida e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos e compreender que os organismos são um complexo arranjo de sistemas. Os alunos deverão compreender também o papel do sistema nervoso na coordenação de ações motoras e sensoriais do corpo, conhecer a estrutura do sistema nervoso, as substâncias psicoativas e as funções da visão.

Já no 7º ano os estudantes deverão adquirir habilidades para compreender a diversidade dos ecossistemas e classificá-los quanto a paisagem, flora, fauna, os fenômenos naturais e avaliar os impactos ambientais, a variação de clima e temperaturas, além dos fatores que podem provocar a extinção de espécies e como isso pode impactar a população dos ecossistemas

Também são trabalhados os programas de saúde pública e os alunos poderão analisar o avanço da ciência e tecnologia ao longo da história, bem com a intervenção que fizeram no modo e hábitos de vida.

No 8º ano são trabalhados conteúdos que levem os alunos a compreender os processos evolutivos das plantas e animais. Assunto sobre as modificações que ocorrem na puberdade, o uso de contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. Eles também deverão reconhecer e discutir as múltiplas dimensões da sexualidade humana, o respeito a si e construção da identidade social, cultural e afetiva.

No último ano do ensino fundamental, o 9º ano, os estudantes devem adquirir habilidades para reconhecer os princípios da hereditariedade e discutir sobre as ideias de Mendel. Os estudantes também irão comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin sobre o grau de variação da vida. Também será abordado sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e será proposto inciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais.

É possível notar que os conteúdos trabalham em espiral, permitindo que o aluno aprofunde seus conhecimentos de forma progressiva e adequados a sua faixa etária, como por exemplo os conteúdos relacionados a vida, onde no 6º ano é proposto um entendimento sobre seu início e ao longo dos próximos anos ele vai sendo ampliado os seus estudos em diversos aspectos.

Acredito que poderia ser mais abordado o uso dos recursos naturais, evitando o seu desperdício e o consumo excessivo na busca de uma conscientização e melhor qualidade de vida.