segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

 


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Questões sociocientíficas

Data de entrega: 07/02/2021

 

1.                  Comente a afirmação de Paulo Freire de que não existe neutralidade na educação.

A educação não pode ser neutra, caso contrário ela se equipara a omissão, diminuindo a responsabilidade social e ambiental, isso acaba por agravar os problemas da nossa sociedade, pois precisamos ter opinião e posicionamento sobre o que está sendo debatido. Educar é um ato político, assim como nós seres humanos somos seres políticos e responsáveis pela nossa atuação na sociedade. A educação sempre vai ser a favor de algo e contra algo, não existe a possibilidade de ela ser neutra.

 

2.                  Quais as principais características da CTSA?

Ela é a proposta de um modelo de educação voltado para a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) que busca um ensino mais humanitário, crítico e interdisciplinar. Que trabalhe no sentido do desenvolvimento de atitudes e valores para que a ciência seja compreendida como atividade cultural, combatendo os mitos científicos e estimulando os alunos a reconhecerem a sua importância para que coloquem esses conhecimentos nas práticas do seu cotidiano.

 

3.                  O que são as QSC?

A QSC (Questões Sócio Científicas) considera os conteúdos em três dimensões: conceituais, procedimentais e atitudinais. A QSC propõe problemas complexos que precisam de embasamento científico, filosófico e históricos para a solução dessas problematizações numa abordagem multi ou interdisciplinar.

 A QSC proporciona a aprendizagem científica aliado ao desenvolvimento cognitivo e ético dos estudantes.

 

4.                  Como a CTSA e as QSC se articulam com a BNCC?

Elas superam a relação do estudante passivo e do professor transmissor de conhecimento, para uma relação onde o estudante constrói ativamente a aprendizagem utilizando-se da resolução de problemas através de técnicas, teorias e o professor passa a ser um mediador crítico que orienta essa busca para a resolução do problema fornecendo apoio emocional e teórico. Isso vai ao encontro do que preconiza a BNCC, que busca desmistificar o professor tradicional e traz a proposta de este ser um mediador de aprendizagens, fornecendo o apoio necessário para que os alunos sejam mais humanos, críticos e autônomos de sua própria aprendizagem, fazendo com que ela seja efetiva e prazerosa.

 

5.                  Quais as características de uma proposta de ensino baseada em QSC?

Uma proposta baseada em QSC estimula discussões interdisciplinares envolvendo valores morais, interesses e opiniões, possibilitam a tomada de decisão e a reflexão crítica sobre as relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente. Ela também busca desenvolver habilidades argumentativas, a capacidade de raciocínio moral para avaliar, julgar e se posicionar em determinada situação, além do senso de responsabilidade sobre o desenvolvimento científico e tecnológico e seus impactos sociais permitindo ações sociopolíticas que conduzam a transformação de sua identidade enquanto pessoa.

 

6.                  Como as QSC devem ser elaboradas?

As aprendizagens elaboradas a partir das QSC devem levar em consideração os conhecimentos prévios, valores socioculturais e científicos, buscando a formação de um cidadão autônomo e participativo, onde o aluno possa construir o conhecimento de forma autônoma mobilizando dados, teorias, técnicas e valores para a resolução de um problema real que ele tenha interesse.

 

7.                  Qual o papel do professor na utilização das QSC em sala de aula?

O professor tem um papel de responsabilidade em trabalhar a dimensão conceitual, a atitudinal e os valores que favorecem a construção do conhecimento de forma autônoma e instigando a participação social dos estudantes. O professor é um mediador na construção dos conhecimentos científicos e tecnológicos e deve buscar a superação do ensino através de aprendizagens descontextualizadas.

 

8.                  Quais as oportunidades apresentadas pelo texto para a utilização do tema “agrotóxicos” e do tema “polinização” em uma atividade de QSC: o que pode ser trabalhado, e de que forma? Escreva no mínimo cinco exemplos dados no texto, para cada um dos temas.

 

Agrotóxicos:

Um dos exemplos citados é que o tema sobre agrotóxicos foi utilizado para o ensino sobre o corpo humano através de uma abordagem crítica em seus aspectos socioambientais.

Outro exemplo é ser trabalhado no ensino de química utilizando uma horta orgânica como forma de incentivar os estudantes a buscar informações sobre o tema agrotóxicos e a agricultura orgânica, além da conscientização sobre benefícios do consumo orgânico e os malefícios dos agrotóxicos.

Pode-se também utilizar de história em quadrinhos sobre a história da agricultura, o surgimento da agroecologia e discutir sobre o uso intensivo dos agrotóxicos e as vantagens de não o utilizar, levando-os a pensarem sobre os aspectos políticos, econômicos, ideológicos e de saúde causado pelo seu uso.

Outro exemplo interessante é a saída de campo com agricultores locais para que conheçam a prática de alternativas de produção saudável dos alimentos, pare que percebam que isso pode acontecer e as pragas podem ser combatidas de outras maneiras.

Para finalizar, um exemplo pode ser a leitura de rótulos de agrotóxicos, onde eles serão analisados utilizando critérios como: níveis de toxicidade do agrotóxico, classificação toxicológica, EPI necessários para a aplicação, efeitos agudos e crônicos e as empresas que produzem estes agrotóxicos, intervalo de segurança para reentrada nas culturas, entre outros critérios possíveis e compará-los com o que preconiza a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa).

 

Polinizadores:

Um exemplo de atividade é através de um estudo de caso e diversificadas perguntas norteadoras para serem discutidas e que podem direcionar os alunos para a resolução do caso estudado.

Outro exemplo é a elaboração de mapas conceituais para a organização dos conteúdos aprendidos pelos estudantes durante a sequência didática, ele permite conectar conhecimentos prévios com conhecimentos novos adquiridos e comparar diferentes modo de organização de conhecimentos sobre o mesmo tema ou questão.

Outro exemplo é a implementação de atividades e discussões, envolvendo quatro estágios de letramento científico, como pode ser observado a seguir:

 - Tomar decisão e agir: por exemplo, na organização de abaixo-assinados ou cartas públicas destinadas ao executivo, legislativo e/ou judiciário; na organização de palestras e produção de vídeos para divulgação em comunidades afetadas pelos problemas em pauta; em projetos de extensão universitária; na realização de campanhas virtuais de ativismo socioambiental.

Como último exemplo pode ser utilizado a organização e explicitação de relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, onde os estudantes poderão fazer discussões sobre esses elementos e suas relações desenvolvendo habilidades, conhecimentos, valores e atitudes relacionados com os conteúdos selecionado pelo professor.

 

 

9.      Explique com suas palavras o modelo das tipologias do conteúdo de Zabala (1998).

Para Zabala, a aprendizagem deve ser de nível integral, não somente de aprendizagens de conceitos e teorias, mas sim tudo daquilo que desenvolva capacidades em seus diversos âmbitos deve ser considerado como aprendizagem.

Como orientação a pratica educativa, Zabala organiza a tipologia de conteúdos em três dimensões:

Conceitual- visa o que o aluno deve saber sobre determinado assunto discernindo o real do abstrato. São as bases do aprender a conhecer.

Procedimental: colocar em prática os conhecimentos adquiridos a partir de estratégias, técnicas, métodos, etc.

Atitudinais: aprendizado de normas, valores e atitudes que irão influenciar na convivência em sociedade.

 

10.  Caracterize detalhadamente a dimensão social apontada nas duas propostas de QSC estudadas, e como elas se relacionam com o estudo de ciências.

No caso das abelhas, o que se percebe é que a causa desse déficit é por conta da perda ou fragmentação do habitat e uma das causas é a degradação ambiental e o uso de agrotóxicos pelo crescimento da agricultura, o que pode infectar suas colônias através de agentes patogênicos. A redução de polinizadores acaba por gerar um déficit nutricional já que a quantidade e qualidade dos alimentos está intimamente ligado a isso, gerando também a falta de rendimento e a alta do preço do alimento. A polinização é essencial para produção de frutos e sementes e esses por sua vez são essenciais para a nutrição dos seres humanos e para manter a variabilidade genética das plantas, podendo ser extintas com maior probabilidade prejudicando muitos animais que dependem delas e levando a um enorme desequilíbrio do ecossistema. Aliados a isso temos também as mudanças climáticas que aumentam a vulnerabilidade das abelhas e podem gerar uma crise na biodiversidade.

Com todas essas considerações sobre a dimensão social dessa problemática, os professores de ciências têm um papel muito importante ao abordar esse tema social, devendo ele fazer mediações para trabalhar esse assunto em suas aulas. Com o uso das QSC a possibilidade de abrangência sobre diversos ângulos da problemática é bastante vasto, o que possibilita o desenvolvimento do educando em seus mais diferentes aspectos, possibilitando a ele contribuir para a sociedade com suas aprendizagens e a sua formação científica e ética.

O uso de agrotóxicos também tem o reflexo de sérios problemas a indivíduos, sociedade e ambiente como a ocorrência de doenças relacionas ao seu uso, ocasionando um problema de saúde pública.

O meio ambiente também é seriamente prejudicado como nos rios, ar, água e solos, causando impactos ambientais que influenciam a manutenção dos ecossistemas.

O ensino de ciências permite que seja trabalhado esse tema com diversos enfoques como relacionados a política, sociedade, à economia, tecnologia, ética, moral, etc. Isso favorece o trabalho interdisciplinar e o desenvolvimento de um indivíduo mais humano e com espírito crítico e uma formação científica não somente dos alunos, mas dos professores também.

 

11.  Caracterize a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a técnica dos “sete passos da ABP”.

A ABP visa a autonomia do estudante na análise e resolução de casos de problemas reais, utilizando de diversos conhecimentos e abordagens conduzindo o estudante a pesquisar integrando teoria e prática. Assim os alunos assumem um grande papel de responsabilidade em sua aprendizagem e desenvolvem habilidades e valores para o trabalho em equipe, o uso da criatividade, o pensamento crítico e a argumentação.

Os professores e tutores atuam como mediadores, instigando-os com questões que os conduzem na busca pelo conhecimento e solução do problema.

Uma das técnicas utilizadas é o chamado “sete passos” que se constitui em uma rotina organizada com ações e reuniões de trabalho em equipe, desenvolvendo a autoaprendizagem e a aprendizagem coletiva

A rotina deve ser explicada para os estudantes logo no início e posteriormente em cada reunião de equipe e também na resolução do caso.

Os sete passos são:

1º) Esclarecer o problema e os termos e conceitos presentes em sua formulação;

2º) Definir o problema;

3º) Chuva de ideias (brainstorming);

4º) Detalhar explicações, sistematizando e estruturando resultados da chuva de ideias;

5º) Propor objetivos de aprendizagem autodirigida;

6º) Busca de informações e estudo individual;

7º ) Avaliação.

Assim a aula fica organizada, com um bom planejamento e melhor acompanhamento das ações por parte dos professores. Nesse processo todos são avaliados, inclusive professores e tutores pelos participantes.

 

12.  Qual sua opinião sobre a QSC apresentada nos artigos, e como você utilizaria esta ferramenta em seu trabalho como professor. Quais seriam os principais desafios?

O uso das QSC nos possibilita um trabalho sobre a ciência e suas aplicações na sociedade, desenvolvendo habilidades básicas sobre o pensamento crítico, valores, ética, concepções políticas, econômicas, científicas e sociais, habilidades estas que são de grande relevância no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. As QSC tornam-se decisiva na capacitação dos estudantes para um envolvimento ativo em processos decisórios relacionados a propostas tecnológicas e científicas que estão inseridas na sociedade da qual fazemos parte.

Essa ferramenta abre um leque de possibilidades para serem trabalhados, mas faz-se necessário conhecer a ciência como produto de culturas e pensá-los em situações do mundo real para que seja de fato uma prática efetiva na construção de aprendizagens.

Acredito que aplicar essa metodologia na proposta pedagógica é um desafio encontrado na resistência por parte de muitos professores, pois a maioria tem uma formação dentro de uma lógica organizacional de disciplinas compartimentadas e não em uma prática baseada na interdisciplinaridade, a qual caracteriza as QSC, o que poderia provocar dificuldades na sua aplicação.

Penso que se torna imprescindível formações e apoio aos professores juntamente com um trabalho em equipe para que esse desafio venha a ser superado.

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