INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Resumo sobre a organização do eixo da Vida e Evolução no ensino fundamental.
Data de entrega: 13/02/2021
No eixo Vida e Evolução para o ensino fundamental II é estudando tudo que se relaciona com os seres vivos, também inclui estudos relativos a preservação da biodiversidade, à saúde individual, coletiva inclusive no âmbito das políticas públicas.
Para ser mais específico, no 6º ano do ensino fundamental II os estudantes deverão adquirir a capacidade de reconhecer a célula como unidade básica da vida e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos e compreender que os organismos são um complexo arranjo de sistemas. Os alunos deverão compreender também o papel do sistema nervoso na coordenação de ações motoras e sensoriais do corpo, conhecer a estrutura do sistema nervoso, as substâncias psicoativas e as funções da visão.
Já no 7º ano os estudantes deverão adquirir habilidades para compreender a diversidade dos ecossistemas e classificá-los quanto a paisagem, flora, fauna, os fenômenos naturais e avaliar os impactos ambientais, a variação de clima e temperaturas, além dos fatores que podem provocar a extinção de espécies e como isso pode impactar a população dos ecossistemas
Também são trabalhados os programas de saúde pública e os alunos poderão analisar o avanço da ciência e tecnologia ao longo da história, bem com a intervenção que fizeram no modo e hábitos de vida.
No 8º ano são trabalhados conteúdos que levem os alunos a compreender os processos evolutivos das plantas e animais. Assunto sobre as modificações que ocorrem na puberdade, o uso de contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. Eles também deverão reconhecer e discutir as múltiplas dimensões da sexualidade humana, o respeito a si e construção da identidade social, cultural e afetiva.
No último ano do ensino fundamental, o 9º ano, os estudantes devem adquirir habilidades para reconhecer os princípios da hereditariedade e discutir sobre as ideias de Mendel. Os estudantes também irão comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin sobre o grau de variação da vida. Também será abordado sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e será proposto inciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais.
É possível notar que os conteúdos trabalham em espiral, permitindo que o aluno aprofunde seus conhecimentos de forma progressiva e adequados a sua faixa etária, como por exemplo os conteúdos relacionados a vida, onde no 6º ano é proposto um entendimento sobre seu início e ao longo dos próximos anos ele vai sendo ampliado os seus estudos em diversos aspectos.
Acredito que poderia ser mais abordado o uso dos recursos naturais, evitando o seu desperdício e o consumo excessivo na busca de uma conscientização e melhor qualidade de vida.
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