INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Proposta de atividade – QSC
Data de entrega: 17/02/2021
PROPOSTA DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS
Componente Curricular: Ciências |
Unidade Temática*: Vida e Evolução |
Objeto de Conhecimento*: Programas e Indicadores de saúde pública |
Habilidades*: (EF07CI08). Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. |
Objetivos**: - Identificar a interferência das queimadas para a saúde dos seres vivos, para a preservação; da biodiversidade e para o desgaste do meio ambiente; - Construir conceitos referente a utilização das queimadas e perceber o motivo de ela ser utilizada; - Desenvolver estratégias para a não utilização das queimadas; - Avaliar as consequências que as práticas das queimadas produzem; - Respeitar as diferentes opiniões e estabelecer pontos de consenso entre elas; - Colaborar com a troca de conhecimento nos debates; - Adotar um posicionamento crítico sobre a realização das queimadas e seus desdobramentos referentes à saúde, biodiversidade e problemas ambientais. |
Tempo da aula**: 90 min |
Proposta de Questão Sócio-Científica**: CONSEQUÊNCIAS DAS QUEIMADAS NA SAÚDE DO HOMEM E NO MEIO AMBIENTE Maria e seus pais e uma irmã de 15 anos moram no interior de Vacaria/RS e possuem um sítio com cerca de 50ha, onde trabalham com a pecuária. A família acredita ter uma vida muito boa e saudável por morarem em meio a natureza e longe do centro urbano e da poluição. Como a área do sítio tem um campo nativo, o pai de Maria faz a queima do campo para renovar a pastagem e posteriormente auxiliar na alimentação do gado. Para isso ele faz a queimada do campo para limpar a terra. Com o passar dos dias, o pai de Maria começou a apresentar tosse e fadiga. Como seu pai não fuma e não tinha indícios de ter outras doenças, Maria e sua irmã começaram a levantar hipóteses sobre o que poderia estar acontecendo, e pensaram que poderia ser consequência das queimadas realizadas no campo. As irmãs começaram a pesquisar se a fumaça produzida na queima do campo poderia provocar algum dos sintomas que o pai estava apresentando. Ao realizar a pesquisa, Maria e sua irmã descobriram que as queimadas provocam doenças para o ser humano, como também prejudica o solo, pois retira muitos nutrientes que são importantes para as plantas, além da poluição de rios, do ar e graves consequências para a saúde da população e de essa prática ser considerada crime. Maria logo alertou seus pais e foram procurar auxílio médico, pois o pai já apresentava grande dificuldade para respirar. Chegando no hospital o médico após realizar alguns exames, constatou que o pai de Maria estava com uma grave infecção respiratória em seu pulmão e começou a questionar a família sobre sua rotina para poder entender a causa dessa infecção. O médico chegou à conclusão de que devido as queimadas, o pai de Maria desenvolveu esse quadro que afetou seus pulmões e que agora deveria ficar no hospital por alguns dias, pois iria precisar de auxílio do oxigênio para poder respirar, posteriormente iria fazer um tratamento para tentar minimizar as consequências que essa prática originou para sua saúde. O médico salientou que Maria e sua família ficassem atentas e observassem se apresentavam sintomas também, pois toda família poderia sofrer do mesmo problema, pois a fumaça originada das queimadas tem grande concentração de monóxido de carbono, o que agrava muito os problemas de saúde e desencadeia outros como sinusites, alergias, bronquite, asma e até câncer no pulmão e em outras partes do organismo humano. A queimada é muito utilizada pelos agricultores para o preparo e limpeza do solo antes do plantio, mas essa prática causa muitos danos ao solo, a perda da biodiversidade, poluição, dentre outros problemas. |
Metodologia**: (Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões).
Será apresentado aos alunos o que iremos trabalhar na aula, quais atividades iremos realizar e o tempo que será dedicado a cada uma delas: - Leitura do caso: 10min - Reflexão sobre o tema: 15min - Análise das reportagens: 15min - Discussão com o grande grupo: 20min - Questionário: 30min Após isso será feito a leitura do caso junto aos alunos. Feito isso, os alunos poderão contribuir sobre o que pensam do assunto com a finalidade de identificar os conhecimentos prévios e fazê-los refletir diante do tema. Será levado reportagens sobre o uso das queimadas, seus malefícios para a saúde das pessoas, sobre os problemas ambientais causados por ela e alternativas para o não uso desta prática para que em grupos de 4 alunos eles analisem e depois discutam isso no grande grupo. (Uma reportagem diferente para cada grupo). Após a discussão de ideias, os alunos responderão algumas questões que serão debatidas no grande grupo na próxima aula.
Questionário: 1 - Você já presenciou a situações de queimada nos campos? Se sim, descreva brevemente 2 - Quais as razões para que os agricultores/pecuaristas utilizem essa prática? 3 - Quais são os malefícios desta prática para a preservação da biodiversidade? 4 - Na sua opinião, quem sobre mais e menos com as queimadas: o ser humano, os animais ou as plantas? Existe essa diferenciação? 5 - Existem benefícios com a utilização das queimadas para os seres vivos e o meio ambiente? Por quê? 6 - Você concorda que com a queimada, o plantio do pasto será melhor? Justifique 7 - Existem alternativas para evitar o uso das queimadas nos campos nativos? Se sim, quais? 8 - Quais são as ações desenvolvidas no município de Vacaria para o controle das queimadas? 9 - Quais os problemas que essa prática pode causar para a saúde das pessoas? Por quê? 10 - Há risco de morte para pessoas intoxicadas pela prática das queimadas? E os demais seres vivos?
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Avaliação**: Será avaliado continuamente durante a realização e participação das atividades propostas. Para finalizar a discussão do tema, os alunos deverão produzir um pequeno vídeo conscientizando as pessoas para que não realizem as queimadas. Neste vídeo deve ser mencionado os problemas que essa prática causa para saúde, para a preservação da biodiversidade e para o meio ambiente. O aluno também deverá sugerir uma prática alternativa para que não se faça o uso das queimadas. Este vídeo deverá ter entre de 30 segundos e 1min e será apresentado no grande grupo na conclusão dos estudos sobre o assunto. Este vídeo será elaborado em aula e gravado em casa. Posteriormente iremos conversar se foi significativo eles pesquisarem sobre o assunto e se foi proveitosa a maneira como foi conduzido o tema pela professora e sobre a participação de todos. |
Referências: D. M., Conrado, & N. F., Nunes-Neto (Orgs.), Questões Sociocientíficas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. EDUFBA. Salvador. 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
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Parabéns Mariana!!!
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