segunda-feira, 26 de abril de 2021

 História em quadrinhos sobre o eixo Matéria e Energia




 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisboa de Oliveira

Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM)

Nome do minicurso: Oficina de aplicativos digitais para o ensino de Ciências e Biologia do IFRS, Campus Sertão

Datas que o minicurso foi realizado: 22/04/2021

Carga horária total: 2h15

Data de entrega do resumo: 23/04/2021

 

Parecer sobre a “Oficina de aplicativos digitais para o ensino de Ciências e Biologia do IFRS, Campus Sertão”

 

A “Oficina de aplicativos digitais para o ensino de Ciências e Biologia do IFRS, Campus Sertão”, promovida pelo Clube do Ensino de Ciências e Biologia foi elaborada pelas professoras Jeonice Techio, Cláudia Melo Pacheco de Medeiros e pelos bolsistas, os quais fizeram uma pesquisa para explicar como funcionam alguns aplicativos didáticos para o uso em aulas de ciências e biologia. Os bolsistas apresentaram uma vasta variedade de aplicativos digitais gratuitos que podem ser utilizados nas aulas presenciais e remotas.

O primeiro aplicativo apresentado foi “Sistema Ósseo 3D” criado por Victor Michel Galvan, o qual fornece informações sobre a anatomia do esqueleto humano e é altamente detalhado sobre todas as estruturas que compõe nosso esqueleto. No aplicativo é possível manipular o modelo, dar zoom, girar, mover a câmera, além de poder ver as divisões do esqueleto com mais nitidez.

Outro aplicativo apresentado é “Animais Invertebrados” construído pelo EVOBOOKS. Este aplicativo é direcionado ao conhecimento dos moluscos onde é possível conhecer a sua classificação, os órgãos, o sistema característico de cada grupo na forma tridimensional como o sistema reprodutivo, digestão, excreção, etc.

O terceiro aplicativo apresentado foi o “PlantNet- Identificação de planta”, desenvolvido por plantnet-project.org. Esse aplicativo auxilia na identificação automática de uma planta através de um sistema colaborativo através de fotos, onde após o resultado é possível saber de qual gênero, família e espécie é a planta pesquisada.

Outro aplicativo apresentado é o “Sistema Muscular 3D”, também criado por Victor Michel Galvan e tem por objetivo mostrar um modelo tridimensional do sistema muscular e a descrição de todos os músculos do corpo humano.

Para trabalhar com o sistema solar, foi apresentado o aplicativo “ Viagem ao Sistema Solar”, desenvolvido também por EVOBOOKS. Este aplicativo permite visualizar a estrutura interna dos planetas e do Sol, a posição dos planetas e a diferenciação de cada um deles. O aplicativo também permite entender a dinâmica terrestre e a interação com o Sol, saber a temperatura dos planetas, entre outras opções.

Para conhecer melhor a estrutura da célula animal, foi apresentado o aplicativo “ The Cell” elaborado por Eduardo Galembeck, o qual mostra o modelo da célula animal em 3D com a descrição das organelas, permitindo que os professores e alunos explorem o interior da célula e compreendam as estruturas e funções fundamentais de cada parte. Ao final o aplicativo permite participar de jogos e desafios.

O aplicativo “ Órgão Internos 3D (anatomia)” foi criado também por Victor Michel Galvan e mostra em um modelo tridimensional os órgãos do corpo humano e a descrição de cada um deles, permitindo a separação em órgãos femininos e masculinos.

Para compreender melhor o sistema circulatório do corpo humano foi apresentado o aplicativo “Sistema Circulatório 3D”, também criado por Victor Michel Galvan, o qual traz uma melhor visualização do sistema circulatório e possibilita a complementação dos estudos sobre a anatomia humana apresentando a descrição de cada veia, artéria e também do coração humano proporcionando o entendimento da função cardíaca.

Para finalizar, o aplicativo “Conheça os Biomas”, criado por CaatSoft, possibilita aprender o conceito básico sobre os biomas brasileiros, trazendo informações sobre a área espacial, o clima, a hidrografia, o relevo, a fauna, a flora, entre outras opções. Ao final é possível participar de 3 jogos para testar os conhecimentos.

Todos os aplicativos são bem dinâmicos e muito interessantes para fortalecer as aprendizagens dos alunos e auxiliar no trabalho dos professores. Acredito que os aplicativos cumpram com os objetivos propostos, mas é preciso verificar as informações fornecidas pelo “PlantNet- Identificação da planta”, já que pode ser que nem sempre seus resultados sejam precisos. Outro ponto positivo é que são todos gratuitos e alguns depois de baixados podem ser trabalhados de maneira off-line. Os aplicativos são de fácil manuseio e interação. Penso que para melhorar a dinâmica, alguns poderiam vir com algumas outras opções de interação como jogos, ao invés de serem somente explicativos, mas o professor pode fazer seus questionamentos a partir deles e possibilitar uma ampla exploração dos mesmos.

 

Anexos:

Início da Oficina – 22/04/2021

 

 

Final da oficina – 22/04/2021

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso de um colega sobre o encontro nacional de jogos e atividades lúdicas no ensino de química, física e biologia (JALEQUIM).

Nome do minicurso: Animação de recorte com Spriter

Data de entrega do resumo: 24/04/2021

 

Resumo sobre minicurso “Animação de recorte com Spriter” apresentado pelo bolsista do PIBID, João Vitor Duarte Gomes

 

O minicurso apresentado pelo colega João Vitor Duarte Gomes foi “Animação de recorte com Spriter”, elaborado pela professora Vivian Almeida de Oliveira e José Divino dos Santos, a qual é uma técnica de animação que utiliza personagens, objetos e cenários recortados de materiais como papel, cartão, tecido ou fotografias através do aplicativo Spriter.

Antigamente esses recortes eram feitos de forma manual, como o Teatro das Sombras que é considerado a Pré-história da animação de recorte. Com o avanço das tecnologias isso está sendo possível digitalmente.

Para utilizar a ferramenta é necessário criar um personagem e para animá-lo é necessário desmembrá-lo, recortando cada parte de sua estrutura como cabeça, pernas, braços, etc.

 Feito o desmembramento, podem ser feitas animações como colocar o personagem para caminhar, correr, pular, além de adicionar ossos para movimentar e articular o personagem da maneira que quiser. A velocidade dos movimentos também pode ser alterada

Um dos pontos negativos, é que por ser uma ferramenta paga só é possível fazer uma animação por vez no modo gratuito e também o fato de ele ser todo em inglês, dificulta um pouco na compreensão de algumas funcionalidades.

O aplicativo também disponibiliza um manual para aprendermos a utilizá-lo.

É uma ferramenta muito interessante e diferente, pois ainda não conhecia, mas é possível utilizá-la em nossas aulas, criando histórias animadas e jogos simples ou mais enriquecidos conforme disponibilidade de tempo para se dedicar a ferramenta, tornando a aprendizagem mais dinâmica e criativa.

sábado, 24 de abril de 2021

 Confira aqui alguma dicas de aplicativos didáticos para serem utilizados nas aulas de Ciências e Biologia





segunda-feira, 19 de abril de 2021

domingo, 18 de abril de 2021