INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Explicação sobre as vacinas
Data de entrega: 12/01/2021
Explicação sobre as vacinas
1) Explique de forma detalhada como é a ação das vacinas que usam RNAm.
As vacinas a partir de RNAm mostram uma eficácia de 94% e estão entre as mais avançadas nos estudos.
A vacina será administrada com uma injeção intramuscular no braço. Cada dose da vacina contém milhões de nanopartículas e cada uma delas transporta dez cadeias simples do RNA mensageiro.
O RNAm tem como função traduzir o DNA e levar a mensagem para fora da célula onde irá começar a seguir as instruções para produzir a proteína da espícula do vírus, a qual é a mesma proteína que o coronavírus utiliza para entrar nas células.
As nanopartícuplas que são injetadas, chegam ao músculo e penetram em diferentes células do corpo, onde a cadeia do RNA é solta.
Os ribossomos localizam o RNA sem passar pelo núcleo da célula e o traduz, criando a proteína.
Dentro do ribossomo da célula, três letras se unem a um RNA de transferência (ele ajuda na montagem das proteínas) e um aminoácido específico. Esses aminoácidos vão se unindo como pérolas em um colar para dar lugar às proteínas que formam o vírus, o qual simula uma infecção e faz com que nosso organismo provoque uma resposta imune (anticorpos).
2) Explique de forma detalhada como é a ação das vacinas que usam adenovírus.
Nas vacinas de adenovírus é utilizado um vetor viral modificado geneticamente e que é inofensivo ao organismo humano. Para o vírus Sars-Cov-2 pretende-se utilizar um adenovírus que infecta os chipanzés.
O adenovírus recebe parte do DNA do novo coronavírus e passa a produzir a proteína Spike.
Ao tomar a vacina, esse vírus modificado entra nas nossas células, levando a proteína e o nosso sistema imune passa a reconhecer o causador da Covid-19 e cria defesas contra ele.
Seria como se “enganasse” o sistema imunológico, treinando ele a produzir anticorpos para combater o vírus quando ele realmente entrar em contato com nosso organismo.
Essa vacina também será aplicada em 2 doses através de uma injeção intramuscular no braço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário