INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Roteiro dirigido para o estudo sobre as vacinas contra a COVID-19
Data de entrega: 04/01/2021
Roteiro dirigido para o estudo sobre as vacinas contra a COVID-19
Assistir ao programa Roda Viva | A Corrida da Vacina | 14/12/2020
Link: https://www.youtube.com/watch?v=PejAXQyyCv0
Assistir a Mesa redonda “Vacinas contra COVID-19: do desenvolvimento à imunização”
1) Link: https://cfbio.gov.br/2020/12/18/vacinas-contra-covid-19-do-desenvolvimento-a-imunizacao-assista/
Em relação as vacinas de RNAm:
a) Quais são as principais vacinas?
As principais vacinas são a da Pfizer/BioNTech e a Moderna
b) Como elas funcionam no nosso organismo?
As vacinas transportam para dentro da célula as instruções do RNA externo para que as células produzam a proteína espícula do vírus. Após injetar, as nanopartículas chegam até o músculo e penetram em diferentes células do corpo. O RNA é localizado pelos ribossomos sem passar pelo núcleo da célula e esses ribossomos são encarregados de traduzir o RNA para que se produza as proteínas da espícula do vírus.
c) Existe a possibilidade dessa vacina causar mudanças no material genético? Por quê?
Não, pois ela não entra em contato com o DNA. O RNA é injetado e se degrada rapidamente, não tendo possibilidade de o corpo incorporar esse material genético, visto que nosso DNA fica bem protegido dentro do núcleo das células
d) Por que essa vacina precisa ser mantida em baixas temperaturas?
Pois pode levar a perda de proteção do RNA por ser muito instável, por isso a temperatura deve ser monitorada com muito rigor.
2) Em relação as vacinas que utilizam adenovírus:
a) Quais são as principais vacinas?
As principais vacinas são a de Oxford/AstraZeneca e Janssen/Johnson & Johnson
b) Como elas funcionam no nosso organismo?
É utilizado um adenovírus que não pode causa doenças juntamente com um outro vírus que leva a sequência genética do SARS-Cov 2 que ao interagir com as células humanas, produz a proteína do vírus, que no caso é a Spike, onde o organismo ao reconhece-la, prepara defesa contra ela. Quando o organismo tiver contato com o vírus real da Covid-19, o organismo saberá como responder e impedir a infecção.
c) É preciso que essa vacina seja mantida em baixa temperatura?
Não, essa vacina se conserva em temperatura de geladeiras comuns
3) Qual vacina tem acordo com o Instituto Butantan?
CoronaVac
4) Qual vacina tem acordo com a Fiocruz?
Oxford/AstraZeneca
5) Explique como as vacinas deverão ser aplicadas (número de doses e tempo entre elas).
Serão aplicas duas doses (do mesmo laboratório) e dependendo da vacina, a segunda dose será aplicada entre 15 e 30 dias após a primeira dose.
6) Após tomar a vacina, será preciso continuar a usar máscara? Por quê?
Sim. A máscara é uma proteção para todas as pessoas e estar vacinado não é sinônimo de estarmos livres para sempre do vírus, pois não se sabe ainda se a vacina será neutralizante ou por quanto tempo, então podemos continuar transmitindo o vírus mesmo vacinados.
7) Quais são os grupos em que não será recomendado tomar a vacina?
No momento ainda não há informações sobre isso, mas no momento em que a vacina for autorizada ela virá com uma bula onde terá suas especificidades
8) Cerca de 50% das pessoas não pretendem tomar a vacina da CoronaVac porque ela é fabricada na China. Está certo dizer que esta vacina é chinesa?
Não, ela está sendo desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. Apenas a matéria prima é produzida na China.
9) Qual é a função da ANVISA na regulação do uso da vacina?
Tem a responsabilidade de inspecionar, aprovar e registrar as vacinas
10) Você pretende tomar a vacina? Se sim, tem preferência por alguma vacina ou só irá tomar a vacina que a rainha da Inglaterra for imunizada?
Pretendo tomar a vacina, meu critério de escolha é a que tiver a comprovação de eficácia e registro pela ANVISA, até por que não se tem o conhecimento de qual vacina é a melhor.
Mas como é sabido, não teremos como escolher, pois no ano de 2021 não haverá vacina para todos e acredito que quem puder tomar, será privilegiado.
11) Na sua opinião, qual é o motivo para tanto pânico e medo em relação à vacinação? Quais foram os comentários que vocês ouviram de familiares e amigos relacionados a isso?
Muitos comentários são feitos sobre a vacinação, como por exemplo que elas irão implantar um chip, são armas biológicas, que podem matar, etc. Acredito que o pânico se deve à falta de um conhecimento mais aprofundado sobre como são feitas essas vacinas, pois o senso comum acaba virando conhecimento científico em meio a pessoas leigas que disseminam essa ideia a mais pessoa.
12) Como os bolsistas do PIBID podem ajudar a elucidar as dúvidas dos alunos das escolas e da população em geral sobre as vacinas?
Acredito que uma das formas é levando o conhecimento sobre como são feitas as vacinas e compará-las com outras que utilizam a mesma técnica de produção e são altamente eficazes.
Demonstrar que as vacinas passam por diversas fases, que algumas reações são previsíveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário