INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Resumo da abertura do I Encontro do PIBID
Data de entrega: 03/07/2021
Mesa redonda:
- Professora Claudia Candido Diretora da E.E.E.F. Cristóvão Colombo (Mat-Canoas)
- Professora Carolina Casco Duarte Schlindwein Supervisora na E.E.E.M. Dr. Oscar Tollens (Bio/Quim-POA)
- Professora Cassiana Grigoletto Coordenadora de área no campus Restinga do IFRS (LP-Restinga)
- Professora Marine Lisbôa Alves Ferreira Supervisora na E.M.E.F. Governador Leonel Brizola e ex-bolsista do PIBID IFRS (Mat-Caxias)
O I Encontro do PIBID do IFRS foi mais uma possibilidade de podermos conhecer como se desenvolve o programa em outros municípios e através da troca de relatos e experiências, saber quais são os desafios e também as possibilidades a serem realizadas.
A professora Cláudia relata que foi um grande presente receber o PIBID na escola e dar espaço para quem está aprendendo. Ela percebe que os alunos do 9º ano, turma esta que recebeu os pibidianos, ficaram muito empolgados, fazendo com que a sala de aula sempre estivesse lotada de alunos. Nesse tempo em que o PIBID atuou em sua escola, os alunos aprenderam para que serve a matemática e para que usá-la. Os bolsistas trabalharam sobre as profissões e mostraram como determinados cálculos são utilizados.
Esta atividade possibilitou dar sentido para aquilo que estavam estudando, fazendo com que a aprendizagem se tornasse mais significativa e que outros alunos da escola demonstrassem interesse em participar das atividades promovidas pelo PIBID.
A professora Cláudia também relatou o quanto é importante esta experiência com o PIBID para o futuro professor, pois passam a conhecer como é realmente estar em uma sala de aula e ministrar uma aula, além de possibilitar a troca de saberes entre professores da escola e os bolsistas.
Já a professora Carolina dá aula de biologia e relata que a troca de conhecimentos que se tem com os pibilianos é única e uma via de mão dupla, onde todos aprendem.
Na primeira vez que teve experiência com o programa, a professora Carolina tinha como proposta a revitalização do laboratório de ciências, de informática e a realização da 1º feira de ciências da escola. Ter os bolsistas do PIBID presentes na escola possibilitou que os espaços que antigamente eram ocupados como depósito fossem reorganizados para então serem ocupados para os laboratórios.
Os alunos do PIBID auxiliaram inclusive na limpeza desses espaços e junto a isso ainda fizeram planos de aula para que os professores pudessem aplicar.
Concomitantemente com isso, os bolsistas também estavam realizando o planejamento da feira de ciências, sendo a realização desta muito importante tanto para os alunos como para os pibidianos e professores, pois todos foram envolvidos e os pais dos alunos também foram prestigiar a feira.
Os alunos ficaram tão motivados que já haviam elaborado trabalhos para uma próxima feira de ciências.
A professora Carolina relata que no ano de 2020 os desafios foram grandes por conta da pandemia, mas a vontade de realizar a feira de ciências novamente era maior. Para isso os bolsistas do PIBID começaram a fazer uma revisão de literatura sobre a importância da feira de ciências e elaboraram um questionário para que fosse enviado aos professores e comunidade escolar em geral para saber se eles acreditavam que a feira de ciências era realmente importante para os alunos e se concordavam que esta fosse realizada no formato on-line. Todos concordaram.
Após todo esse levantamento de informações, os pibidianos elaboraram uma apresentação para divulgar como seria feito a feira de ciências na reunião de professores. Apesar dos desafios, eles acreditam que será possível a realização da feira no mês de agosto deste ano. A professora relata que sem o PIBID, nada disso seria possível.
Neste mesmo encontro, a professora e coordenadora de área Cassiana nos contou um pouco sobre seu percurso de envolvimento com o PIBID e diz que este programa é muito importante para estabelecer o diálogo entre a teoria e a prática docente.
Nas suas falas, relata que o bolsista do PIBID aprende muito neste processo através do planejamento, da organização de materiais, da escrita de relatórios que fazem parte do fazer docente.
A professora também faz uma fala referente ao momento atual da pandemia em relação as aulas no formato do ensino remoto e quanto isso tem mostrado os problemas sociais que por vezes fogem da nossa capacidade de resolução. Se preocupa também pelo fato de que os pibidianos não estão tendo contato com os alunos presencialmente e isso está sendo um pouco frustrante, pois o real sentido do PIBID, que é a troca de experiências, não está sendo feito da maneira como gostaria.
Relata ainda que, apesar disso, a experiência que se adquire é muito rica e que nos leva a refletir qual é a educação que queremos, além de possibilitar a inovação, procurar outras metodologias, buscar novas ferramentas e ressignificar o processo de ensinar.
A professora Cassiana também nos faz refletir sobre qual é o papel da escola neste momento e como será o nosso fazer docente depois que a pandemia passar.
A professora Marine também fez uma breve fala, relatando que é supervisora atualmente do PIBID e ex-bolsista do programa na primeira turma em Caxias do Sul e aprendeu muito sendo bolsista do programa.
Em suas falas conta que os pibidianos levam para os alunos atividades que os professores, por conta do trabalho burocrático, não conseguem elaborar e isso auxilia muitos os docentes na construção do conhecimento.
Analisando este encontro, não há dúvidas sobre a importância e significado que o PIBID tem para cada pessoa que tem a possibilidade de estar incluído neste grupo, sejam elas professores, alunos, futuros professores e a escola de forma geral. As construções e trocas de conhecimento são ricas, vastas e constantes. Todas essas aprendizagens são multiplicadas, sendo esse o real sentido da educação e do fazer docente.
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