terça-feira, 20 de julho de 2021

 


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Mariana Lisbôa de Oliveira

Tema da atividade: Análise das devolutivas das atividades do 8º ano

Data de entrega: 17/07/2021

 

Ao analisar as oito devolutivas das atividades do 8º ano dos alunos da Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha, percebe-se que os alunos compreenderam as questões e acertaram em suas respostas, demonstrando saber interpretar o texto e também a ter conhecimento sobre as atitudes que devem ter para fazer o consumo inteligente da energia elétrica, cujo era o principal objetivo da atividade e da aula ministrada.

Em algumas devolutivas, nota-se pelos erros gramaticas como por exemplo “ERIGÉ”, que talvez o aluno não tenha realizado a pesquisa na própria conta de energia elétrica, mas que pode ter buscado esse conhecimento com algum familiar.

Alguns alunos compreenderam a proposta de elaboração do informativo, outros fizeram uma resposta através de um texto, mas demonstraram ter consciência em relação ao uso adequado da energia elétrica e como repassar esse conhecimento de uma maneira informativa para que mais pessoas possam ser atingidas.

Ao analisar as respostas escritas pelos estudantes, noto como algo recorrente e de certa forma preocupante o não desenvolvimento do uso do sistema da escrita, visto que estes alunos se encontram no 8º ano do ensino fundamental. São erros como acentuação, esquecimento e troca de algumas letras. Penso que esse desenvolvimento pode ter sido prejudicado no período de quarentena causada pela pandemia do COVID-19, sendo muito evidente as sequelas que isso trouxe para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário