INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome dos bolsistas: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Atividade sobre os capítulos do livro "Ensinando Biologia por Investigação"
Resumo cap. 8 – Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva.
Data de entrega: 10/07/2021
O objetivo da proposta é trabalhar o tema “evolução das baleias” a partir da investigação sobre os fatores relacionados ao retorno do grupo ao ambiente marinho durante a história evolutiva. A proposta parte do princípio de que todos os organismos se relacionam por meio de ancestrais comuns.
A primeira atividade da sequência é a contextualização do fenômeno a partir da observação de animais aquáticos através de uma visita a um Museu de História Natural ou a um centro/instituição de proteção a animais aquáticos/marinhos. No caso de não haver essa possibilidade, poderá ser utilizado vídeos ou imagens para que os alunos observem a morfologia dos organismos.
Nesta atividade os alunos deverão tomar nota sobre quais animais estão observando, enumerando-os e dizendo quais deles são mamíferos. Em um segundo momento irão identificar as características morfológicas observadas nos animais aquáticos, semiaquáticos e suas adaptações para esse modo de vida, trabalhando isso em pequenos grupos e depois levar para a discussão no grande grupo.
A segunda atividade propõe a elaboração de hipótese sobre a evolução das baleias a partir da discussão feita na atividade anterior para que o professore introduza a ideia de que o fóssil do Andrewsarchus possui características de animais terrestres que são mantidas nas baleias atuais. A discussão poderá ser feita a partir de leituras como “A origem das espécies”(1859), fazendo uma comparação dos dados atuais e os que Darwin se equivocou. Com isso, os alunos deverão pensar sobre a seguinte questão: “Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático durante sua história evolutiva? ”.
Em pequenos grupos, os alunos deverão elaborar três hipóteses para explicar o motivo pelo qual as baleias foram ao longo dos anos deixando de ser animais terrestres e assumindo um modo de vida aquático.
A proposta para a terceira atividade é trabalhar com dados a partir de um levantamento sobre a história evolutiva dos cetáceos. O professor deverá retomar as hipóteses, propor a análise destas e decidir em grande grupo quais serão investigadas. A ideia é que os próprios estudantes possam pensar e sugerir formas de análise das hipóteses.
A sugestão é de construir cartões informáticos com os dados importantes para a discussão das hipóteses com informações escritas de maneira direta e objetiva, podendo também serem memes em redes sociais, murais na sala de aula, cartazes, vídeos , etc.
Na proposta foram apresentados 8 cartões que o professor poderá usar com diversas informações.
Na atividade 4 é sugerido um processo de análise a partir dos dados levantados pelos estudantes à luz das evidências e foi solicitado para que os alunos registrem essa discussão em um diagrama de hipóteses. Objetivo é que os estudantes discutam e justifiquem porquê consideram que um cartão deveria ser colocado no diagrama e de que lado.
A última proposta de atividade é aprofundar a análise e construir as conclusões finais através de um varal de diagramas para que os alunos tenham uma visão das análises de toda a turma, chamando a atenção para os detalhes, consensos e possíveis controvérsias.
Para finalizar a sequência, os estudantes deverão sistematizar as conclusões e a sugestão é que seja feita através de um texto dissertativo em formato online, onde o professor também pode acompanhar e avaliar essa construção.
Essa atividade pode ser adequada para o ensino remoto, pois poderão ser passados os vídeos ou invés de estar indo visitar um Museu, por exemplo. As discussões sobre as hipóteses também podem ser construídas em pequenos grupos de maneira online e a construção do texto coletivo no google documento, por exemplo, cabe ao ensino remoto sem dificuldade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário