sexta-feira, 23 de julho de 2021

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS



Nome dos bolsistas: Mariana Lisbôa de Oliveira e Dienifer Carra

Tema da atividade: Atividade sobre os capítulos do livro "Ensinando Biologia por Investigação"

Cap. Capítulo 6. Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades

Data de entrega: 13/06/2021




Capítulo 6. Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades


- Qual foi o objetivo da atividade?

Trabalhar sobre os surtos de sarampo que recentemente acometeram várias cidades brasileiras numa perspectiva sócio científica, buscando gerar oportunidades para que os estudantes construam uma visão mais complexa do conhecimento científico, desenvolvendo análises e críticas fundamentadas.

As atividades objetivam também engajar os estudantes na elaboração de propostas de explicação para o fenômeno investigado, a análise dessas hipóteses e promover a divulgação dos conhecimentos obtidos nos estudos e atividades realizadas, além de desmistificar as chamadas fake news “científicas”.


- Como trabalhar em sala esse tema?

Separar os alunos em grupo e cada grupo receberá alguns relatos sobre o fenômeno em discussão, o sarampo.

No início da atividade, os professores poderão discutir inicialmente algumas questões interessantes, levantando o conhecimento dos alunos sobre o assunto. Após isso o professor disponibilizará um texto a cada grupo e eles deverão obter dados gerais sobre o aumento do sarampo nos últimos anos no Brasil.                      


- O que fariam igual e o que fariam diferente em relação a proposta do capítulo?

As atividades propostas foram pensadas para os anos finais do ensino fundamental e buscam promover uma participação mais ativa dos estudantes.

Acreditamos que as atividades foram bem elaboradas e que dependendo da turma em que será aplicada, podem ser adaptadas, pois os textos são de fácil interpretação e não são extensos.

Uma sugestão seria procurar outras fontes de pesquisa para os textos, podendo ser matérias do próprio site do Ministério da Saúde, da revista Super Interessante ou algum recorte de artigo de linguagem clara e que seja possível de ser feita a interpretação pelos alunos.

Outra sugestão é abordar os sintomas que a pessoa apresenta quando está com sarampo e como ele é transmitido.

Também poderia ser abordado como as vacinas são produzidas e como acontece a imunização.


- Como adaptar essa aula/tema para o ensino remoto?

Podemos fazer uso das metodologias ativas.

Transformar os textos disponibilizados, ou seja, os links em forma de Qrcode, possibilitando assim um acesso mais rápido e prático.

Cada grupo deve elaborar uma hipótese sobre o assunto para que se possa discutir em aulas online, sempre lembrando de estimular a argumentação


- Possibilidades para trabalho interdisciplinar – o que poderia ser feito.

Uma sugestão seria trabalhar interdisciplinarmente com o professor de química para que ele aborde como as vacinas são produzidas.

Com professor de história, poderia ser abordado sobre quando houve o surto de sarampo no Brasil e como ele impactou nosso país, quando ele foi controlado e quando teve o início de casos recentes. (exemplo a Revolta da Vacina)

Com o professor de matemática poderia ser trabalhado como calcular a porcentagem da população de uma determinada cidade (de preferência onde os alunos moram) que deveria ser vacinada para alcançar a meta de segurança para não ter o surto da doença.

 Outra sugestão para as aulas de matemática seria trabalhar com a construção de gráficos sobre os casos de sarampo em um determinado recorte temporal para que percebam como a doença se manifestou em cada ano (recorte temporal dos últimos 10 anos por exemplo).

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