INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome dos bolsistas: Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Atividade sobre os capítulos do livro "Ensinando Biologia por Investigação"
Resumo cap. 5 – Investigando a alimentação humana como uma sequência sócio científica.
Data de entrega: 03/07/2021
O capítulo 5 – Investigando a alimentação humana como uma sequência sócio científica - do livro Ensinando Biologia por Investigação propõe uma sequência didática de atividades investigativas relacionadas à nutrição humana sobre o açúcar de adição presente em bebidas industrializadas e as possíveis causas da obesidade e diabetes.
A investigação proposta vai além dos limites conceituais da biologia, pois articula as questões sociais, envolvendo também questões de física e química.
As atividades buscam gerar oportunidades para que os estudantes possam coletar dados para análise da concentração do açúcar de adição em diferentes bebidas, elaborar propostas de explicação para a obesidade, argumentar em torno dessas propostas e ampliar suas análises a partir de uma perspectiva social do fenômeno.
A primeira atividade proposta tem como objetivo contextualizar a investigação a partir dos hábitos alimentares dos próprios estudantes a partir de um questionário eletrônico de múltipla escolha para identificar o perfil alimentar da turma. Após isso, o professor apresenta aos alunos os resultados e conduz uma discussão sobre a análise do questionário.
Depois da discussão, o professor pode propor uma roda de conversa com a turma sobre a alimentação e abordar temas como os tipos de dieta, cuidados com o corpo e os alimentos funcionais com o intuito de que os alunos levantem dúvidas para serem debatidas em grupo e posteriormente com o professor.
A segunda atividade proposta tem como objetivo coletar dados sobre a concentração de açúcar das bebidas industrializadas fazendo uma conversa com a turma sobre as amostras que eles gostariam de investigar. O objetivo é que os alunos mensurem a glicose de cada bebida utilizando um prisma e uma apontador laser a partir de uma lista de materiais indicada pelo professor.
Após os dados coletados, para seguir com a terceira atividade, os alunos farão uma discussão sobre os recursos utilizados e as etapas pelas quais o experimento de coleta passou e responderão alguns questionamentos que irão conduzir o aluno a buscar informações na tabela periódica, analisar rótulos dos alimentos, resolver cálculos matemáticos e fazer reflexões sobre as causas de diabete e obesidade
A quarta atividade é fazer com que os alunos levantem hipóteses sobre a obesidade a partir da leitura e discussão de um texto, lido em conjunto com a turma, referente ao mecanismo hormonal. A partir da leitura, os alunos deverão elaborar duas hipóteses para explicar esse fenômeno
Na quinta atividade é proposto que os alunos realizem uma discussão sobre os dados científicos para analisar a obesidade e com isso avaliarem as hipóteses levantadas na atividade anterior.
Na sexta atividade os alunos irão unir suas conclusões, confrontá-las e argumentar sobre elas a fim de compreender que os fenômenos alimentares atuais constituem uma questão que vai muito além de uma única causa simples de se explicar.
Como última atividade, os alunos irão divulgar o que aprenderam. Para isso irão formar grupos e escolher diferentes temáticas que foram estudadas ao longo das atividades. As aprendizagens serão divulgadas através de vídeos, postagens nas redes sociais, participação em feiras e deverão envolver a comunidade.
Essa sequência de atividades é muito importante, principalmente entre os adolescentes, pois sabemos que o consumo de comidas e bebidas industrializadas são excessivas nesta idade.
A construção de todo o processo de aprendizagem a partir de práticas investigativas, permitirá ao estudante apropriar-se de diversos conhecimentos referentes ao tema e ao mesmo tempo em que se conscientiza, acaba por disseminar essas aprendizagens para que outras pessoas também tomem conhecimento dos malefícios desse tipo de alimentação, auxiliando a conscientizar também a comunidade da qual fazem parte. Essas atividades também podem ser adaptadas para serem aplicadas no ensino remoto, pois as discussões podem acontecer utilizando a ferramenta “Meet”, onde é possível fazer os grupos.
As atividades de pesquisa nos rótulos dos alimentos podem ser feitas até mesmo em casa ou em uma ida ao supermercado. Talvez os alunos encontrem um pouco de dificuldade na atividade em que será necessária a utilização do prisma e o apontador a laser, podendo ser realizada caso o professor disponha de tempo para fazer junto com eles numa aula remota, pois acredito que as dificuldades e dúvidas serão maiores à distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário